13 Reasons Why acompanha a história do garoto Clay que recebe uma caixa de sapatos com várias fitas cassete na porta de sua casa.
Ao ouvir as gravações, Clay descobre que elas são de sua falecida colega Hannah, por quem ele era apaixonado, e que cometeu suicídio recentemente.
Nas fitas, que são enviadas com instruções para passar de um aluno a outro, Hannah explica os treze motivos que a levaram à decisão de se matar, sendo Clay um deles.
Ao ouvir as gravações, Clay descobre que elas são de sua falecida colega Hannah, por quem ele era apaixonado, e que cometeu suicídio recentemente.
Nas fitas, que são enviadas com instruções para passar de um aluno a outro, Hannah explica os treze motivos que a levaram à decisão de se matar, sendo Clay um deles.
13 Reasons Why (estilizado em tela como THIRTEEN REASONS WHY) é uma série de televisão americana baseada no livro Thirteen Reasons Why (2007), de Jay Asher, e adaptado por Brian Yorkey para a Netflix.
A série gira em torno de uma estudante que se mata após uma série de falhas culminantes, provocadas por indivíduos selecionados dentro de sua escola. Uma caixa de fitas cassetes gravadas por Hannah antes de se suicidar relata treze motivos pelas quais ela tirou sua própria vida.
Diana Son e Brian Yorkey são os showrunners da série. A primeira temporada tem treze episódios. A série é produzida pela July Moon Productions, Kicked to the Curb Productions, Anonymous Content e Paramount Television. Originalmente planejada como um filme que seria lançado pela Universal Pictures, com Selena Gomez no papel principal, a adaptação foi transformada em uma série de televisão pela Netflix no final de 2015.
Selena Gomez serviu como produtora executiva. A primeira temporada, e o especial 13 Reasons Why: Beyond the Reasons, foram lançados na Netflix em 31 de março de 2017.
A primeira temporada recebeu críticas positivas dos críticos e do público, que elogiaram seu assunto e seu elenco, principalmente os dois atores principais, Dylan Minnette e Katherine Langford. Atraiu controvérsias de alguns críticos em relação à descrição gráfica da série de edições, tais como suicídio e estupro, juntamente com outros índices maduros.
Em maio de 2017, a série foi renovada para uma segunda temporada, que foi lançada em 18 de maio de 2018, junto com um segundo especial Beyond the Reasons. Em 6 de junho de 2018, a série foi renovada para uma terceira temporada, programada para ser lançada em 2019.
Sinopse
Clay Jensen, um estudante, volta para casa da escola um dia, e encontra uma caixa misteriosa deixada na sua varanda. Dentro da caixa, ele encontra sete fitas cassete de dois lados gravadas por Hannah Baker, sua colega de escola e amor não-correspondido, que tragicamente cometeu suicídio há duas semanas atrás. Na fita, Hannah desenvolve um diário de áudio emocional, detalhando os treze motivos pelos quais ela decidiu se suicidar. Suas instruções são claras: cada pessoa que recebe a caixa é um dos motivos pelos quais ela se matou. E, depois que cada pessoa termina de escutar das fitas, ela deve passar a caixa para a próxima pessoa. Se alguém decidir quebrar a corrente, um outro conjunto das fitas será vazado para o público. Cada fita se dirige a uma pessoa específica em sua escola e detalha o envolvimento da mesma em seu suicídio.
Elenco e Personagens Principal
Dylan Minnette como Clay Jensen
Katherine Langford como Hannah Baker
Christian Navarro como Tony Padilla
Alisha Boe como Jessica Davis
Brandon Flynn como Justin Foley
Justin Prentice como Bryce Walker
Miles Heizer como Alex Standall
Ross Butler como Zach Dempsey
Devin Druid como Tyler Down
Amy Hargreaves como Lainie Jensen
Derek Luke como Kevin Porter
Kate Walsh como Olivia Baker
Brian d'Arcy James como Andy Baker
Recorrente Introuzidos na Primeira Temporada
Josh Hamilton como Matt Jensen
Michele Selene Ang como Courtney Crimsen
Steven Silver como Marcus Cole
Ajiona Alexus como Sheri Holland
Tommy Dorfman como Ryan Shaver
Sosie Bacon como Skye Miller
Timothy Granaderos como Montgomery de la Cruz
Brandon Larracuente como Jeff Atkins
Steven Weber como Gary Bolan
Keiko Agena como Pam Bradley
Mark Pellegrino como Bill Standall
Joseph C. Phillips como Greg Davis
Cindy Cheung como Karen Dempsey
Henry Zaga como Brad
Giorgia Whigham como Kat
Robert Gant como Todd Crimsen
Wilson Cruz como Dennis Vasquez
Introduzidos na Segunda Temporada
Jake Weber como Barry Walker
Brenda Strong como Nora Walker
Meredith Monroe como Carolyn Standall
R.J. Brown como Caleb
Anne Winters como Chlöe Rice
Bryce Cass como Cyrus
Chelsea Alden como Mackenzie
Allison Miller como Sonya Struhl
Brandon Butler como Scott Reed
Samantha Logan como Nina Jones
Kelli O'Hara como Jackie
Ben Lawson como Rick Wlodimierz
Impacto Social
A série gerou controvérsia em relação à sua representação de suicídio e auto-mutilação, fazendo com que a Netflix adicionasse grandes avisos antes do primeiro episódio. Alguns psicólogos escolares e educadores alarmaram sobre a série.
O superintendente das escolas de Palm Beach County, na Flórida, Estados Unidos, teria dito para alguns pais que suas escolas haviam tido um aumento nos comportamentos suicidas e de auto-mutilações dos estudantes, e que alguns destes estudantes "associaram seus comportamentos de risco à série da Netflix, 13 Reasons Why".
O serviço australiano de saúde mental para jovens de 12 à 25 anos, o Headspace, emitiu um aviso no final de abril de 2017 em relação ao conteúdo gráfico apresentado na série devido ao aumento do número de ligações para o serviço após o lançamento da série no país.
Em resposta à natureza gráfica da série e à alta taxa de suicídio de adolescentes na Nova Zelândia, que foi a maior entre os 34 países da OECD durante 2009 à 2012, o Office of Film & Literature Classification do país criou uma nova classificação, "RP18", permitindo que pessoas com idade igual ou superior a 18 anos assistam à série sozinhas, e as com idade inferior a 18 anos assistam com a supervisão de um pai ou responsável.
Abertura (Fita 1)