Glitch é uma telessérieaustraliana ambientada na cidade de ficção de Yoorana, Victoria, e é escrita por Louise Fox, Kris Mrksa e Giula Sandler, e dirigida por Emma Freeman. É produzido por Noah Burnett e Noah Fox, com Tony Ayres servindo como produtor executivo. Estreou dia 9 de julho de 2015 no canal ABC.
Após a primeira temporada recebeu dois Prêmios AACTA (Melhor Série de Drama, Melhor Trilha Sonora Original) e dois Prêmios Logie (Melhor Série de Drama, Melhor Direção em Série de Drama).
Sinopse
James Hayes é policial na pequena cidade de Yoorana. No meio de uma noite ele é chamado para o cemitério local, onde descobre algo que transforma seu mundo de cabeça para baixo.
Seis pessoas saíram dos seus túmulos em perfeita saúde. Sem memória de suas identidades e de onde vieram, eles passam pela descrença e decidem descobrir quem são e o que aconteceu em suas vidas.
O caso também torna-se profundamente pessoal para James quando ele reconhece um dos ressuscitados, juntamente com a médica local Elishia McKellar, começa uma luta para manter o caso escondido de colegas, moradores e do resto do mundo.
O segredo o prova como um policial, marido e homem, uma vez que logo fica claro: as seis pessoas estão ligadas de alguma forma e alguém sabe a verdade sobre como e por que voltaram.
Game of Thrones é um seriado da HBO criado como a adaptação dos livros escritos por George R. R. Martin, reunidos na série As Crônicas de Gelo e Fogo (A Song of Ice and Fire), composta por sete volumes, cinco dos quais já publicados.
Desde que estreou em 2011 na televisão, tornou-se a maior série da HBO, conquistando fãs em todo o mundo, fascinados por suas histórias de intrigas, luta pelo poder, pelo amor, pela honra e pela fortuna, anseios que permeiam a vida os habitantes dos ficcionais Sete Reinos de Westeros, em um tempo inspirado na Idade Média e permeado de elementos sobrenaturais.
Muito aguardada desde seus primeiros estágios de desenvolvimento, Game of Thrones foi muito bem recebida pela crítica especializada.
A série também conquistou o Emmy de melhor projeto de créditos principais, e possui uma das melhores notas entre os telespectadores para séries em exibição no site IMDb. Game of Thrones ganhou 47 Emmys, mais do que qualquer outra série de televisão.
A série entrou para o Livro de Recordes como a série dramática com a maior transmissão simultânea ao redor do mundo. O número foi alcançado graças ao episódio 2 da quinta temporada, intitulado "The House of Black and White".
Com o mesmo formato de Thronecast e Talking Dead, o programa After the Thrones apresenta recapitulações, comentários e teorias de Game of Thrones e é exibido nas segundas-feiras pela HBO Now, HBO Go, HBO on Demand e pela própria emissora HBO.
SINOPSE
Situada nos continentes fictícios de Westeros e Essos, a série centra-se nas batalhas de grandes casas nobres pela posse ou independência dos Sete Reinos, uma terra onde os verões podem durar vários anos e o inverno todo um século.
O inverno é temido por todos, pois nele surge as lendas de que forças sobrenaturais aparecem com o propósito de dominar o mundo. Mas, para evitar que essas supostas forças dominem os Sete Reinos existe uma irmandade chamada de Patrulha da Noite, que ficam de vigília numa imensa construção de gelo chamada de A Muralha, que impede a passagem de qualquer criatura desconhecida.
Depois de um verão com mais de dez anos, um inverno rigoroso promete chegar com um futuro mais sombrio, mas, conflitos entre as famílias nobres dinásticas correm num jogo político pela disputa do Trono de Ferro, o símbolo do poder absoluto dos Sete Reinos.
1ª TEMPORADA (2011)
A série se inicia quando Ned Stark é convidado para se tornar o principal conselheiro (conhecido como a Mão do Rei) do Rei Robert Baratheon dos Sete Reinos de Westeros. Ned, em segredo, recebe uma carta de Lysa, irmã de sua esposa Catelyn, que lhes dá motivo para acreditar que seus rivais, a Casa Lannister — da qual a esposa do rei, a Rainha Cersei, faz parte — causaram a morte de Jon Arryn, o Mão do Rei anterior. Ned entra na missão de ir para o sul a fim de ajudar o rei a governar, como também a descobrir quem matou Jon Arryn, mesmo tentando proteger sua família dos Lannisters. Durante suas investigações pelos motivos por trás da morte de seu cunhado, Ned descobre os segredos obscuros dos Lannisters, pelos quais Jon Arryn morreu tentando expor. Enquanto isso, além do Mar Estreito, o príncipe exilado Viserys Targaryen, arranja um casamento para sua irmã Daenerys com Khal Drogo, em troca de exércitos para tomar o Trono de Ferro que é seu por direito.
2ª TEMPORADA (2012)
Os Sete Reinos entram em guerra, com o autoproclamado Rei do Norte, Robb Stark, lutando para ganhar a independência para seu povo e para o povo das Terras Fluviais. Robb percebe que precisa ganhar a fidelidade do povo independente das Ilhas de Ferro, e envia seu melhor amigo Theon Greyjoy para conversar com seu pai, o Rei Balon Greyjoy, que está armando planos para seu próprio benefício. Enquanto isso, Joffrey Baratheon assume o Trono de Ferro com o apoio da poderosa Casa Lannister, porém, seus tios, Renly e Stannis Baratheon, entram em disputa para tomar o trono. Assim como Renly e Stannis, a Daenerys Targaryen agora com três dragões jovens, segue o plano de Viserys em busca de aliados para reivindicar também o Trono de Ferro. Enquanto todos disputam pelo governo absoluto de Westeros, Tyrion Lannister chega em Porto Real para se tornar conselheiro do rei, mas acaba enfrentando a oposição de sua intrigante irmã, Cersei, que em segredo, é a verdadeira conselheira de seu filho Joffrey.
3ª TEMPORADA (2013)
O outono chega para toda a Westeros. O povo precisa se preparar para os anos de inverno que virão, mas, em vez disso, os Sete Reinos permanecem presos pela guerra civil. O Rei Renly Baratheon é assassinado, o que altera as alianças na guerra, principalmente para a Casa Stark que fica em desvantagem após Theon Greyjoy tomar posse de Winterfell. Robb Stark, traído por seu amigo Theon, decidiu portanto marchar e reconquistar o Norte, mas acaba caindo em uma armadilha feita por Walder Frey e Roose Bolton, aliados do avô do Rei Joffrey, Tywin Lannister. O cruel Rei Joffrey Baratheon também conquista uma grande vitória ao garantir uma aliança com a Casa Tyrell, após derrotar seu tio Stannis. Agora, Joffrey comanda os maiores exércitos do reino e seu triunfo parece ser inevitável. Enquanto isso, no outro lado do Mar Estreito, Daenerys adquire um grande exército de soldados chamados de Imaculados para ajudá-la a conquistar Westeros.
4ª TEMPORADA (2014)
Nos Sete Reinos, enquanto a Casa Stark está à beira da extinção — ou, pelo menos, é o que o reino, em geral, acredita —, quatro filhos de Ned lutam para sobreviver. Sansa Stark continua sendo refém do Trono de Ferro e é forçada a se casar com Tyrion; enquanto Rickon Stark procura a segurança da Última Lareira e da ferozmente leal Casa Umber. Bran Stark e seus companheiros, Hodor, Jojen e Meera Reed, atravessam a Muralha perseguindo uma visão; enquanto Arya Stark, que perdeu tudo, foge para Essos a fim de voltar para se vingar. A Casa Lannister e a Casa Tyrell decidem se tornar invencíveis através do casamento entre Rei Joffrey e Margaery Tyrell, mas nem tudo sai como o esperado para os Lannisters e Joffrey sofre consequências. Daenerys abole a escravidão em Essos, mas seus dragões lhe causam grandes problemas fazendo-a tomar decisões difíceis.
5ª TEMPORADA (2015)
A Guerra dos Cinco Reis, que se acreditava estar chegando ao fim, entra em uma nova e mais caótica fase. Daenerys Targaryen torna-se cada vez mais poderosa e sua fama não passa despercebida por ninguém em Westeros, levando Tyrion Lannister aliar-se a ela após ser traído por sua família. Sansa Stark consegue fugir de Porto Real e é forçada a se casar com o novo usurpador de Winterfell, o cruel Ramsay Bolton, que torturou e perturbou mentalmente Theon Greyjoy. Margaery Tyrell, agora rainha e recém-casada com o novo rei, Tommen Baratheon, manipula seu marido a planejar enviar Cersei para Rochedo Casterly — terra natal dos Lannisters. Enquanto isso, Cersei restaura a Fé Militante dos Sete Deuses, e com ajuda do sacerdote Alto Pardal, se vinga de Margaery e Loras Tyrell, punindo-os por seus "pecados"; Cersei também sofre consequências. Jon Snow — filho bastardo de Ned Stark — finalmente é eleito como 998º Senhor Comandante da Patrulha da Noite, um grupo de vigilantes que protege a fronteira dos Sete Reinos contra ameaças desconhecidas. Infelizmente, a vitória de Snow atrai inveja e traição.
6ª TEMPORADA (2016)
Sob os ventos gelados do Norte, Sansa Stark e Theon Greyjoy conseguem escapar de Ramsay Bolton, em Winterfell. Jon Snow ganha respeito de seus colegas da Patrulha da Noite e consegue uma aliança com os Selvagens — povo nômade que mora para-lá-da-muralha — e juntos chegam nas redondezas de Winterfell ao lado das Casas Mormont, Hornwood, Mazin e Aryn para combater Ramsey Bolton, os Karstark e Umber. Ramsay é derrotado e a Casa Stark finalmente recupera Winterfell. Após essa grande vitória, Jon Snow é nomeado Rei do Norte pelas casas nobres nortenhas. Cersei Lannister se vinga do Alto Pardal e mata a maioria de seus inimigos, tornando-se mais tarde a primeira Rainha Reinante dos Sete Reinos. Daenerys consegue garantir mais combatentes para sua guerra e, com novos aliados e seus três dragões adultos, cruza o Mar Estreito rumo à Westeros. Enquanto isso, Arya Stark conclui seu treinamento de guerreira em Essos e volta também para Westeros, dando início à sua vingança.
7ª TEMPORADA (2017)
A tensão sobre quem irá ficar com o Trono de Ferro aumenta. Daenerys chega em seu antigo lar, Pedra do Dragão, e envia seus aliados Dorneses para Lançassolar, os Imaculados para Rochedo Casterly, e decide não atacar Porto Real por enquanto. Em Porto Real, Jaime Lannister explica para sua irmã Cersei a necessidade crucial de ter aliados. Ela dá as boas-vindas para Euron Greyjoy, que a propõe em casamento em troca de sua Frota de Ferro. Jon Snow vai para Pedra do Dragão na esperança de receber o apoio de Daenerys contra os Caminhantes Brancos — criaturas místicas que querem dominar Westeros — deixando Sansa no comando de Winterfell. Bran e Arya voltam para Winterfell, onde eles se reencontram com Sansa após muito tempo. O verdadeiro parentesco de Jon é descoberto por Samwell Tarly e Bran. A Rainha Cersei acerta suas contas com as Casas Tyrell e Martell, enquanto Daenerys consegue apoio de mais casas nobres de Westeros. Ela também é convencida por Jon sobre os Caminhantes Brancos e chega a conhecer a crueldade do Rei da Noite, que não mede esforços para dominar os Sete Reinos.
8ª TEMPORADA (2019)
No segundo semestre de 2016, a série foi renovada para uma oitava e última temporada, que estreou em 14 de abril de 2019.
Game of Thrones tem um numeroso elenco, sendo considerado o maior elenco da televisão. Durante a produção da terceira temporada, foram 257 nomes no elenco. Em 2014, vários contratos dos atores foram renegociados para incluir a opção de uma sétima temporada, e incluía aumentos de salário que supostamente fizeram do elenco o mais bem pago da televisão a cabo.
"The Sopranos na Terra Média" foi a tagline para a série, que Benioff sugeriu por brincadeira, referindo-se ao conteúdo sombrio de intriga e o cenário de fantasia.
A fantasia é descrita como incidental da série, com o presidente de programação da HBO, Michael Lombardo, achando a história atraente ao invés de mágica e exótica, apesar da nova política de desenvolvimento do canal de "dar uma chance a programas a que não daríamos uma chance cinco anos atrás".
Todavia, a HBO contratou o linguista David J. Peterson, da Sociedade de Criação de Língua, para desenvolver a língua dothraki — "possuindo seu som único, vocabulário de mais de 1.800 palavras e estrutura gramatical complexa" — para ser usada na série.
O primeiro e o segundo rascunhos do piloto, escritos por Benioff e Weiss, foram submetidos em agosto de 2007 e em junho de 2008, respectivamente.
Apesar da HBO ter gostado dos dois rascunhos, um episódio piloto não foi encomendado até novembro de 2008, com a greve dos roteiristas dos Estados Unidos, entre 2007 e 2008, possivelmente adiando o processo.
O desenvolvimento da série começou em janeiro de 2007. A emissora HBO, depois de adquirir os direitos autoriais de A Song of Ice and Fire, com a intenção de transformar os livros em uma série de televisão, contratou David Benioff e D. B. Weiss para roteirizarem e servirem como produtores executivos da série, que iria cobrir todo o material relevante de cada livro em cada temporada.
Inicialmente, foi planejado que David Benioff e D. B. Weiss escreveriam todos os episódios, com exceção de um, por temporada, que o autor dos livros e co-produtor executivo George R. R. Martin iria escrever.
Entretanto, Jane Espenson e Bryan Cogman foram adicionados ao time de roteiristas, onde cada um escreveu um episódio da primeira temporada.
Cenas que se passam ao norte da Muralha foram filmadas na Islândia, no glaciar de Vatnajökull.
Novos locais de filmagem na Irlanda do Norte incluem o The Linen Mill Film & Television Studios, o porto de Ballintoy, o Castelo de Gosford em Markethill e a praia de Downhill Strand.
A quinta temporada foi filmada em Andaluzia, na Espanha, onde foram gravadas as cenas no Reino de Dorne.
As filmagens continuaram até o final de fevereiro de 2017, conforme necessário, para garantir o clima de inverno em alguns locais da Europa.
DIREÇÃO
Todas as temporadas de dez episódios de Game of Thrones tem de quatro a seis diretores, que geralmente dirigem episódios consecutivos. Alex Graves, David Nutter e Alan Taylor dirigiram a maioria dos episódios da série, com seis cada um. Daniel Minahan dirigiu cinco episódios, e Michelle MacLaren, Mark Mylod, Jeremy Podeswa, Alik Sakharov e Miguel Sapochnik dirigiram quatro cada um.
Brian Kirk dirigiu três episódios durante a primeira temporada, e Tim Van Patten dirigiu os dois primeiros episódios da série. Neil Marshall dirigiu dois episódios, ambos com grandes cenas de batalha: "Blackwater" e "The Watchers on the Wall".
Alik Sakharov foi diretor de fotografia do episódio piloto. A série teve um número de cineastas, e recebeu sete indicações no Primetime Emmy Award na categoria Cinematografia Pendente de Série de Câmera Única.
Oral Norrey Ottey, Frances Parker, Martin Nicholson, Crispin Green, Tim Porter e Katie Weiland editaram a série para um número variável de episódios. Katie Weiland recebeu o prêmio Primetime Emmy Award na categoria Edição de Imagem de Câmera Única Pendente de Série Dramática, em 2015.
MAQUIAGEM
Durante as três primeiras temporadas, Paul Engelen foi maquiador principal e maquiador protético de Game of Thrones junto com Melissa Lackersteen, Conor O'Sullivan e Rob Trenton. No início da quarta temporada a equipe de Paul Engelen foi substituída por Jane Walker e sua equipe, composta por Ann McEwan, Barrie Gower e Sarah Gower.
SOM
Incomum para uma série de televisão, a equipe de som recebe um corte brusco da temporada completa e a aborda como um filme de dez horas. Embora a primeira e a segunda temporada tivessem equipes de som diferentes, uma equipe ficou responsável pelo som desde então. Para os sons de sangue e violência da série, a equipe muitas vezes usa uma camurça. Para os rugidos dos dragões, sons de tartarugas acasalando, golfinhos, focas, leões e pássaros foram usados.
ABERTURA
A abertura da série foi criada pelo estúdio de produção Elastic para a HBO. O diretor de criação, Angus Wall, e seus colaboradores receberam o prêmio Primetime Emmy Award, em 2011, na categoria Projeto de Título Principal pela abertura, que retrata um mapa tridimensional do mundo fictício da série.
O mapa é projetado no interior de uma esfera, que é centralmente iluminada por um pequeno sol em uma esfera armilar. À medida que a câmera se move pelo mapa, focando nos locais dos eventos do episódio, os mecanismos da máquina se entrelaçam e permitem que prédios e outras estruturas surjam do mapa.
Acompanhados pela música de abertura, os nomes do elenco principal e da equipe criativa aparecem. A abertura termina depois de cerca de 90 segundos, com o logotipo e breves créditos de abertura que indicam o(s) escritor(es) e diretor(es) do episódio. Sua composição muda à medida que a história avança, com novos locais substituindo aqueles que são menos proeminente ou simplesmente não são.
MÚSICA
A música para a série é composta por Ramin Djawadi. A trilha sonora da primeira temporada, que foi escrita há cerca de dez semanas antes da estreia da série, foi publicada pela gravadora Varèse Sarabande, em junho de 2011.
Os álbuns das trilhas sonoras das temporadas seguintes foram lançadas, com faixas das bandas The National, The Hold Steady e Sigur Rós, Ramin Djawadi compôs temas para cada uma das casas principais da série, e também para alguns dos personagens principais.
Os temas podem evoluir ao longo do tempo, como o tema de Daenerys Targaryen, que começou pequeno, e então, se tornou mais poderoso após cada temporada. Inicialmente, seu tema começou com um único instrumento, um violoncelo, e, mais tarde, Ramin Djawadi incorporou mais instrumentos a ele.
IDIOMA
Os personagens de Westeros, em Game of Thrones, falam inglês britânico, muitas vezes (mas não consistentemente) com o sotaque da região inglesa correspondente à região do personagem em Westeros; Eddard Stark (Guardião do Norte) fala com um sotaque do norte, nativo do ator Sean Bean, e o Lorde do Sul, Tywin Lannister, fala com um sotaque do sul. Os personagens que são de fora de Westeros, muitas vezes, têm um sotaque não-britânico.
Embora o inglês seja a língua comum de Westeros, os produtores encarregaram o linguista David J. Peterson na construção de línguas Dothraki e Valirianas, com base nas poucas palavras dos livros; os diálogos Dothraki e Valirianos acompanham legendas frequentemente em inglês. Segundo a BBC, durante a série, estas línguas fictícias foram ouvidas por mais pessoas do que as línguas galesa, irlandesa e gaélica escocesa juntas.
RECEPÇÃO INFLUÊNCIA CULTURAL
Game of Thrones foi creditado por aumentar a popularidade dos temas de fantasia e a aceitação do gênero pela mídia. Antes da estreia da segunda temporada da série, a CNN escreveu: "Depois deste fim de semana, você terá dificuldades em encontrar alguém que não é fã de alguma forma de fantasia épica". De acordo com Ian Bogost, Game of Thrones continua uma série de adaptações bem sucedidas, começando com a trilogia The Lord of the Rings, em 2001, e continuando com a série de filmes Harry Potter, que estabeleceram a fantasia como um gênero com um grande mercado lucrativo e qualidade artística. Game of Thrones é a série de maior audiência da HBO, alcançando uma média de 6.84 milhões de telespectadores na quarta temporada.
As primeiras críticas da primeira temporada foram muito positivas, com os críticos notando o quão bem feito era o mundo de Westeros, os personagens convincentes, e dando atenção especial para a força dos atores mais jovens. No agregador Metacritic, a primeira temporada de Game of Thrones obteve uma aprovação de 79/100, baseado em 28 avaliações, indicando "críticas geralmente favoráveis". Tom Goodman, em sua crítica para o The Hollywood Reporter, disse: "em alguns minutos da épica série da HBO, Game of Thrones, fica claro que a expectativa estava certa e que a espera valeu a pena". Mary McNamara do Los Angeles Times escreveu: "...uma grandiosa e trovejante série de intrigas políticas e psicológicas, eriçada com personagens vívidos, cruzadas com enredos tentadores e temperadas com um salpico de fantasia".
A segunda temporada também foi muito bem recebida pela crítica especializada. No Metacritic, a temporada possui uma aprovação de 88/100, baseado em 26 avaliações, indicando "aclamação universal". A Entertainment Weekly elogiou a história "vívida, vital e bem divertida", e o The Hollywood Reporter considerou que a série "provou ser uma das melhores série de televisão", sendo a única o gênero dramaticamente comparável a séries como Mad Men e Breaking Bad. O The New York Times foi a única publicação a dar uma crítica negativa para a temporada, desaprovando a falta de complexidade dos personagens e seu grande número, como também o enredo sinuoso.
OUTRAS MÍDIAS
Os dez episódios da primeira temporada de Game of Thrones foram lançados em uma caixa de DVD e Blu-Ray em 6 de março de 2012.
O conjunto inclui fundo extra e material das gravações das cenas, mas há cenas excluídas, pois quase todas as filmagens da primeira temporada foram utilizadas na série.
PÊMIOS E INDICAÇÕES
Em 18 de setembro de 2016, na 68ª edição do Emmy, o principal prêmio da televisão americana, a série foi recordista de indicações, com 23.
Game of Thrones ganhou 16 Emmys naquela noite, tornando-se a série mais vencedora da história desta premiação (com 38 estatuetas acumuladas).