segunda-feira, 30 de setembro de 2019

SEX EDUCATION (2019)


Sex Education é uma série de televisão britânica de comédia dramática, criada por Laurie Nunn, que estreou em 11 de janeiro de 2019 na Netflix.


Em 1 de fevereiro de 2019, a série foi renovada para sua segunda temporada.


Sinopse

Sex Education segue Otis, um virgem do ensino médio socialmente desajeitado que vive com sua mãe que é uma terapeuta sexual.

Ele se junta a Maeve, que é inteligente e esperta, "para montar uma clínica para lidar com os problemas estranhos e maravilhosos de seus colegas estudantes."

Elenco

Asa Butterfield como Otis Milburn

Emma Mackey como Maeve Wiley

Ncuti Gatwa como Eric Effiong

Connor Swindells como Adam Groff

Gillian Anderson como Jean

Kedar Williams-Stirling como Jackson Marchetti

Patricia Allison como Ola Nyman

Tanya Reynolds como Lily Iglehart

Aimee Lou Wood como Aimee Gibbs

Alistair Petrie como Mr. Groff

Mimi Keene como Ruby

Chaneil Kular como Anwar

Simone Ashley como Olivia

Mikael Persbrandt como Jakob Nyman

James Purefoy como Remi Milburn

Jim Howick como Mr. Hendricks

DeObia Oparei como Mr. Effiong

Rakhee Thakrar como Miss Sands

Lisa Palfrey como Cynthia

Samantha Spiro como Maureen Groff

Hannah Waddingham como Sofia Marchetti

Jojo Macari como Kyle

Joe Wilkinson como Jeffrey

Chris Jenks como Steve


Sharon Duncan-Brewster como Roz Marchetti

Edward Bluemel como Sean Wiley

Dan Mersh como Harry

Lily Newmark como Ruthie

Alice Hewkin como Tanya

Max Boast como Tom Baker

Daniel Ings como Dan

Doreene Blackstock como Mrs. Effiong

Kadeem Ramsay como OctoBoy

Participações

Toby Williams como Tim

Lu Corfield como Sarah

Ezra Furman como Cantor da banda


Produção e Desenvolvimento

Em 28 de novembro de 2017, foi anunciado que a Netflix havia dado à produção uma ordem de série. A série foi criada por Laurie Nunn e os produtores executivos devem incluir Jamie Campbell e Joel Wilson. Ben Taylor é esperado para dirigir a série. A série é produzida pela empresa Eleven Film.


Seleção de Elenco

Em 17 de maio de 2018, foi anunciado que Gillian Anderson, Asa Butterfield, Ncuti Gatwa, Connor Swindells e Kedar Williams-Stirling haviam se juntado ao elenco principal da série.

Em 16 de julho de 2018, foi relatado que James Purefoy havia sido escalado para um papel recorrente.

Lançamento

Em 2 de janeiro de 2019, o trailer oficial da série foi lançado.

Recepção

A série foi recebida com uma resposta positiva dos críticos em sua estréia. No site de agregação de revisões Rotten Tomatoes, a série detém 88% de aprovação, com uma classificação média de 8,04 de 10 com base em 25 opiniões.

O consenso crítico do site diz: "indecente, sincera e surpreendentemente sábia, Sex Education é uma brincadeira barulhenta através de um grupo de adolescentes cujas desventuras sexuais são tão cuidadosamente pensadas, os adultos poderiam aprender uma coisa ou duas a partir deles".

Metacritic, que usa uma média ponderada, atribuiu à série uma pontuação de 81 em 100 com base em 14 críticos, indicando "aclamação universal".



segunda-feira, 23 de setembro de 2019

SAMANTHA! (2018)


Samantha! é uma série de televisão brasileira de comédia criada por Felipe Braga e produzida pelo serviço de streaming Netflix em parceria com a produtora Los Bragas. É a primeira série brasileira do gênero produzida pelo site e a terceira produzida no Brasil depois de 3% e O Mecanismo. Ela é dirigida por Luis Pinheiros e Julia Jordão, e roteirizada por Roberto Vitorino, Patricia Corso, Rafael Lessa e Filipe Valerim.


Produção

A Netflix confirmou a produção da série em fevereiro de 2017, durante uma coletiva de imprensa dada pelo seu fundador. Seu teaser oficial foi lançado em junho de 2018, anunciando sua estreia para o dia 6 de julho do mesmo ano. Meses antes, o serviço confirmou a produção de sua segunda temporada para 2019.

Enredo

A série conta a história de uma ex-celebridade mirim da década de 1980 que caiu no esquecimento após entrar na adolescência e tenta retornar aos holofotes com planos absurdos. Samantha é casada com Dodói, um ex-jogador de futebol que acabou de voltar para casa após passar mais de dez anos na prisão e, juntos, eles tem dois filhos cheios de manias, Cindy e Brandon.


Elenco Principal
AtorPersonagemTemporadas

2018

2019
Emanuelle AraújoSamantha Alencar
Douglas SilvaDouglas Matias Alencar (Dodói)
Sabrina NonataCindy Alencar
Cauã GonçalvesBrandon Alencar
Daniel FurlanMarcinho
Recorrente
AtorPersonagemTemporadas

2018

2019
Duda GonçalvesSamantha (criança)
Ary FrançaZé Cigarrinho
Lorena ComparatoLaila
Rodrigo PandolfoTicopart.
Maurício XavierAfonso (Bolota)part.
Enzo OviedoTico (criança)part.
Sidney AlexandreBolota (criança)part.
Zezeh BarbosaSocorro Matias
Alessandra MaestriniCarmem Vecino
Participações Especiais
AtorPersonagem
Alice BragaSymantha
Alessandra NegriniLiliane / Menina Cogumelo
Fernanda MatiasLiliane / Menina Cogumelo (criança)
Bianca ComparatoDiretora do Plimplom
Cris NicolottiDiretora do Plimplom
Felipe AbibLeo
Jean Pierre NoherPablo Anton
Rosaly PapadopolNorminha
Luciana VendraminiLenny K
Giovanna ChavesValentina Vitória
Paulo TiefenthalerFlávio Junior
Carol MelgaçoJéssica
Taiguara NazarethMarquito Vareta / Marcão
Amanda LyraAssistente direção de Pablo
Shirley CruzAssistente direção de Flávio
Carlos MeceniComentarista da Rádio
Felipe MontanariComentarista da Rádio
Gilda NomacceMendiga fã dos PlimPlom
Mariana XavierLeonor
Renata AugustoSibele
Felipe AbibLeon
Cláudia MissuraDrª Bárbara Basso
Lavínia PannunzioSilvia
GretchenEla mesma
Luciana GimenezEla mesma
Nicole BahlsEla mesma
Sabrina SatoEla mesma


Recepção da Crítica

Escrevendo para o site Cine Pop, Rafaela Gomes elogiou Samantha!, dando a série uma avaliação de 4 estrelas de 5: "Samantha! traz consigo um humor rico por suas contextualizações autênticas, brincando com os maneirismos das duas épocas, nos colocando como espectadores que observam estes universos de fora e chegam a ser capazes de sinalizar os aspectos ridículos com os quais nos acostumamos, em virtude da familiarização."

Porém, ela acrescenta que seus três primeiros episódios "cambaleiam", com a série demonstrando ser mais interessante nos episódios seguintes, pela sua veracidade simbólica criada entre os anos de 80 e 2010.

Doktor Bruce do site Freak Pop, afirmou que a série "é simplesmente genial", e que a considera uma das melhores comédias brasileiras, abordando os absurdos que ocorriam na TV brasileira nos anos 80, e que ela busca elementos atuais sobre àquelas pessoas que tentam se manter na mídia a todo custo.


Abertura

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

SENSE8 (2015)


Sense8 (um trocadilho com a palavra inglesa sensate /ˈsɛnst/) é uma série de televisão norte-americana de ficção científica dramática dirigida, escrita e produzida por Lilly e Lana Wachowski e por J. Michael Straczynski. A primeira temporada, com doze episódios, foi produzida e lançada pelo serviço de streaming Netflix em 5 de junho de 2015.

Em 8 de agosto de 2015 - o mesmo dia e mês que os oito personagens principais da série fazem seus aniversários - a conta oficial no Twitter de Sense8 postou um vídeo dos membros do elenco, anunciando que a série da Netflix foi renovada para uma segunda temporada, que foi lançada em 5 de maio de 2017.

No dia 26 de abril de 2016, foi anunciada a saída do ator Aml Ameen do elenco da série, sendo substituído por Toby Onwumere. O motivo da despedida do ator foi desentendimentos com a diretora e cocriadora do programa, Lana Wachowski. Foi lançado um episódio especial de Natal com duração de 2 horas no dia 23 de dezembro de 2016 na Netflix.

Em 1 de junho de 2017, cerca de um mês depois de lançada a segunda temporada, a série foi cancelada pela Netflix, porém após grande mobilização dos fãs, a empresa voltou atrás na decisão e anunciou que iria produzir um episódio final de duas horas,lançado em 8 de junho de 2018. O enredo da produção é caracterizado como original, inédito, ainda que sejam feitas associações com produções anteriores como Heroes e Jumper.


Sinopse

A série conta a história de oito desconhecidos: Will Gorski, Riley Blue, Capheus "Van Damme" Onyongo, Sun Bak, Lito Rodriguez, Kala Dandekar, Wolfgang Bogdanow e Nomi Marks. Cada uma dessas pessoas é de uma cultura e um país diferente (exceto Will e Nomi, ambos americanos).

Em seu cotidiano, todos subitamente têm uma visão da violenta morte de uma mulher chamada Angelica e, a partir de então, eles descobrem estar mentalmente e emocionalmente ligados um ao outro, sendo capazes de se comunicar, sentir e apoderar-se do conhecimento, linguagem e habilidades alheias.

A quem tem esse tipo de dom é dado o nome de Sensate. Ao passo que tentam descobrir como e por que esta conexão aconteceu e o que isso significa, um misterioso homem chamado Jonas tenta ajudar os oito. Enquanto isso, outro estranho, chamado Whispers, tenta caçá-los, usando o mesmo poder para conseguir acesso às mentes sensate, embora Whispers precise olhar nos olhos dos outros sensates.

Cada episódio reflete os pontos de vista dos personagens, que interagem uns com os outros enquanto aprofundam as próprias origens, as próprias diferenças e as experiências passadas que possam uni-los.


Elenco e Personagens

A maioria dos personagens do elenco principal é chamado de sensates e todos têm exatamente a mesma idade, partilhando o mesmo aniversário.

Os Oito Sensates


Aml Ameen (primeira temporada) e Toby Onwumere (especial de Natal e segunda temporada) como Capheus "Van Damme" Onyongo, um compassivo motorista de van, que vive em Nairóbi no Quênia; ele possui um forte senso de justiça, e está tentando desesperadamente ganhar dinheiro para comprar remédios para a mãe soropositiva.


Doona Bae como Sun Bak, economista formada e filha de um poderoso empresário de Seul; ela não tem o reconhecimento do pai pelo fato de ser mulher, além de ser uma lutadora em ascensão do mundo das lutas noturnas de Seul.


Jamie Clayton como Nomi Marks, uma mulher transexual, ativista política e hacker que luta pelos direitos LGBT, vivendo atualmente em San Francisco.


Tina Desai como Kala Dandekar, uma cientista farmacêutica com grande futuro pela frente vivendo em Mumbai; devota Hindu e prometida a casar-se com um homem a quem não ama.


Tuppence Middleton como Riley Blue (ou Gunnarsdóttir), uma DJ islandesa com um passado conturbado que a fez fugir da Islândia para Londres.


Max Riemelt como Wolfgang Bogdanow, um chaveiro de Berlim que foi criado no crime organizado; hábil arrombador de cofres que tem questões não resolvidas com seu falecido pai e todos que o cercavam.


Miguel Ángel Silvestre como Lito Rodriguez, que mantém o fato de ser homossexual em segredo da sociedade; é de ascendência espanhola e trabalha como ator em filmes e telenovelas na Cidade do México, sendo visto como galã pelas mulheres, porém escondendo seu romance com Hernando.


Brian J. Smith como Will Gorski, um policial de Chicago assombrado por um assassinato não solucionado que presenciou durante a infância.
Outros Personagens
Freema Agyeman como Amanita, que sempre demonstra sua preocupação e companheirismo por Nomi, sua namorada.

Alfonso Herrera como Hernando Fuentes, namorado de Lito que, a pedido do companheiro, ajuda a manter o relacionamento em segredo da sociedade.

Terrence Mann como Whispers/Sussurros (em português), um sensate que se voltou contra sua própria espécie e lidera uma organização determinada a neutralizar ou matar sensates.

Naveen Andrews como Jonas Maliki, um sensate de um antigo grupo de oito que quer ajudar os novos sensates.

Daryl Hannah como Angelica "Angel" Turing, sensate do antigo grupo (que incluiu Jonas) que se torna a mãe do grupo de oito novos sensates quando ela ativa suas conexões psíquicas.

Adam Shapiro como Dr. Metzger, o empregado de Whispers e médico que forja uma doença e tenta manter Nomi internada.

Valeria Bilello como Lila Facchini, é uma sensate de outro grupo. Ela é a "Mão direita" para "O Rei do Norte", Sebastian Fuchs , e tem uma intensa paixão por Wolfgang desde que estabeleceu contato visual.

Michael X Simmeos como Bug, o super hacker amigo da Nomi.

Chichi Seii como Shiro, mãe de Capheus que está gravemente adoecida por ser soropositiva.

Max Mauff como Felix Bernner, um serralheiro que é o melhor amigo de infância, confidente e parceiro no crime de Wolfgang.

Christian Oliver como Steiner, um mafioso russo em Berlim que está em guerra com seu primo Wolfgang e Felix.

Purab Kohli como Rajan Rasal, noivo de Kala.

Darshan Jariwala como Manendra Rasal, pai de Rajan e marido de Sahana.

Mita Vashisht como Sahana Rasal, mãe de Rajan e esposa de Manendra Rasal.

Eréndira Ibarra como Daniela Velasquez, atriz e namorada de Joaquin, que ajuda Lito a esconder sua orientação sexual e se torna uma amiga muito próxima.

Frank Dillane como Shugs, um amigo próximo de Riley e namorado de Bambie.

Joe Pantoliano como Michael Gorski, o pai de Will, um policial aposentado.

Lee Geung-young como Kang Dae-Bak, empresário e pai de Sun e Joong Ki-Bak.

Lee Ki-chan como Joong Ki-Bak, irmão mais novo de Sun.

Lwanda Jawar como Githu, o líder da "superpotência" de Nairobi.

Biko Nyongesa como Um membro da gangue "superpotência".

Myung Gye-Nam como Instrutor de hapkidô de Sun.

Natasha Rastogi como Priya Dandekar, mãe de Kala e esposa de Sanyam.

Ness Bautista como Diego, um parceiro de Will na polícia.

Paul Ogola como Jela, melhor amigo e parceiro de Capheus no serviço de ônibus Van Damn.

Peter King Mwania como Silas Kabaka, um senhor do crime que se aproxima de Capheus para trabalhar com ele. Capheus o salva de ser executado pelos bandidos, e Silas lhe faz uma proposta, que renderá muito dinheiro e poder, deixando o sensate confuso.

Raúl Méndez como Joaquin Flores, namorado violento de Daniela que, por "ciúmes" ou obsessão, a persegue a fim de continuar um relacionamento abusivo.

Huzane Mewawala como Daya Dandekar, irmã de Kala e farmacêutica.

Kristján Kristjánsson como Gunnar, um antigo pianista e pai de Riley.


Sense8: Creating The World

Sense8: Creating The World é um documentário de web de meia hora, filmado ao redor do mundo, sobre os bastidores da primeira temporada da série.

Foi lançado online em agosto de 2015 no Netflix.


Concepção

De acordo com as Wachowski, a origem de Sense8 se deu há vários anos em "uma conversa de fim de noite sobre como a tecnologia nos une e nos divide ao mesmo tempo". Straczynski se recorda que quando as Wachowski decidiram criar sua própria série, elas o convidaram para San Francisco, devido à sua experiência em trabalhar com o formato de séries, para trocar ideias.

Tanto as Wachowski quanto Straczynski concordaram que se eles fossem fazer uma série de TV, eles teriam que tentar fazer algo que nunca tinha sido feito antes e alterar o "vocabulário para produção de televisão", da mesma forma que Matrix tornou-se uma grande influência para filmes de ação desde o seu lançamento.

Depois de vários dias de discussão, eles decidiram em explorar a relação entre a empatia e a evolução da raça humana e que a história fosse contada em uma escala global, necessitando diversos países pelo mundo, em contraste ao padrão do modelo de produção para a televisão, que tenta limitar ou falsificar a quantidade de lugares o máximo possível. Uma fonte de inspiração para Straczysnski foi a sua própria experiência com seus amigos que vivem em diferentes partes do mundo mas se coordenam para que possam ver um filme ao mesmo tempo online e comentar sobre.


Desenvolvimento

O trio ficou tão animado com o conceito que eles decidiram desenvolvê-lo por conta própria, em vez de tentar vendê-lo para que outras pessoas o desenvolvessem. As Wachowski, junto com Straczynski, haviam escrito três roteiros de especulação, de uma hora de duração cada, para conseguir o apoio de um algum canal para realizar a série, mas vendo que nem a Warner Bros nem a HBO tinham entendido o conceito da série, resolveram guardar o conceito para o futuro. Se a série fosse realizada as irmãs e Straczynski iriam partilhar as funções showrunners. Além disso as Wachowski planejavam dirigir alguns episódios da série, se o seu cronograma permitisse.

De acordo com Straczynski a primeira reunião com potenciais compradores foi com a Netflix. As Wachowski e Straczynski falaram com eles sobre temas como gênero, identidade, sigilo e privacidade em vez de lançando ação ou aspectos comerciais de outra forma e quando a reunião terminou eles temiam que eles cometeram um erro. Ao meio-dia e antes que tivessem a chance armá-la para outros meios, tais como HBO, Netflix chamou para oferecer preventivamente para comprar e produzir a primeira temporada. O Netflix anunciou que tinha ordenado uma primeira temporada de 10 episódios para a série em 27 de março de 2013.

Escrita inicial foi dividida entre o Wachowski e Straczynski cada um com poucos episódios. As Wachowski escreveram os episódios um, dois, três, sete e oito. Straczynski escreveu episódios quatro, cinco, seis, nove e dez. Em seguida, as Wachowski reescrevram os scripts de Straczynski e vice-versa. Straczynski disse que uma boa parte da escrita era apenas ele e Lana. Lana Wachowski, uma mulher trans, escreveu seu primeiro personagem transexual em sua carreira na série; Nomi Marks. Para isso, ela parcialmente usou suas próprias experiências. "Existem algumas cenas muito intensas e autobiográficas, e isso foi muito difícil e surreal". disse Lana.

Durante as filmagens, por causa da densidade dos scripts e a duração estendida do primeiro corte do primeiro episódio os showrunners e Netflix chegaram a um acordo para estender a temporada de 12 episódios. Straczynski prevê que a série será composta de cinco temporadas. Antes do início das filmagens, Straczynski e as Wachowski mapearam cinco temporadas de histórias para a série, incluindo episódio final. Straczynski detalhou em um documento de 30 páginas, os pontos-chave para uma hipotética segunda temporada, caso a primeira fosse um sucesso.

Os atores escalados assinaram contratos por cinco temporadas. "Nós a apresentamos como uma história de cinco anos. Temos mapeado cinco temporadas de série, as negociações com os atores estão sendo feitos para cinco temporadas, cinco ou seis, dependendo das pausas", disse Straczynski. O desenhista de histórias em quadrinhos Steve Skroce que colabora com as Wachowski desde Matrix tanto nos os filmes quanto nos materiais desenhados criou storyboards para o show.

Filmagens










Para expressar adequadamente os aspectos internacionais da história, as filmagens de Sense8 ocorrem quase que inteiramente em vários locais ao redor do mundo. Na primeira temporada, a filmagem ocorreu em nove cidades localizadas em oito países diferentes: Chicago, São Francisco, Londres, Berlim, Seul, Reykjavík, Cidade do México, Nairóbi e Mumbai.

A produção da série começou em junho de 2014, em San Francisco. Os cineastas negociaram com sucesso com os organizadores do projeto mural Clarion Alley e selecionaram artistas para caracterizar suas obras de arte no show. A filmagem começou em Chicago, em 9 de julho, e terminou em 8 de agosto, com gravações ocorrendo tanto em locações externas quanto no Film Studios Cinespace. Durante a procura de cenários, os produtores encontraram a Igreja Metodista na cidade de Gary, Indiana, e mudaram a descrição de um dos locais no script para uma igreja especificamente para poderem usá-la nas filmagens. Eles também gravaram algumas cenas no restaurante Superdawg, um drive-through de Chicago, solicitando aos clientes que não olhassem para as filmagens. Lana e Andy são frequentadoras assíduas do lugar. 


Na Alemanha, parte da gravação foi feita Studio Babelsberg, perto de Berlim. A sequência em Nairóbi exigiu uma multidão de 700 figurantes, 200 carros e um helicóptero. Em Mumbai foi gravado um número de dança de Bollywood que incluiu tanto letras em inglês e hindi e foi coreografado por Slumdog Millionaire Longinus Fernandes. Os escritores queriam incluir na série um evento de cada cidade. Eles conseguiram filmar a Parada Pride com cenas de Dykes on Bikes, na Dyke March, em São Francisco, a celebração do dia da Independência, 4 de julho, com a queima de fogos em Chicago e a celebração do festival hindu de Ganesha Chaturthi em Mumbai. Além disso, foram gravadas cenas de apresentações de trans no festival Fresh Meat festival, em São Francisco, uma cena de boate no clube KOKO, em Londres, e uma lucha libre (luta profissional mexicana) com os atores vestindo máscaras de luta livre na Arena Naucalpan, na Cidade do México. Finalmente, as cenas onde os personagens aparecem em aviões foram gravadas em viagens reais em que o elenco e equipe fizeram nos deslocamentos entre Londres e Islândia.

Em 17 de novembro de 2014, Straczynski escreveu que as filmagens da unidade principal estavam oficialmente terminadas, faltando somente algumas cenas externas de inverno a serem filmadas na Islândia no mês seguinte. Essas cenas foram adiadas para meados de janeiro de 2015, até que a quantidade de neve desejada fosse atingida, com a festa de encerramento ocorrendo no salão Harpa Music and Concert em Reykjavík no dia 21 de janeiro. No fim das filmagens, a produção tinha completado 100.000 milhas em viagens aéreas, ou quatro voltas ao redor do planeta. O começo da produção da unidade principal para a segunda temporada foi projetado para março de 2016, mas uma filmagem especial foi feita com os atores principais em 30 de dezembro de 2015 em Berlim, para aproveitar as festividades de Natal, seguida por dois curtos dias de gravação, 23 e 24 de janeiro de 2016, em Chicago. A filmagem recomeçou em meados de março de 2016, em Berlim e seguiu para Mumbai em 25 de março, para dez dias de gravações.

Aml Ameen deixou a produção depois de Mumbai. Em 7 de abril, as filmagens recomeçaram em Positano, seguindo para o México no final do mês, com Toby Onwumere substituindo Ameen, na Cidade do México e um dia em Metepec. Em 7 de maio, a filmagem começou em São Francisco,na Califórnia, indo até 23 de maio. O gerente de locação Matthew Riutta foi multado pelo departamento de Parks and Recreation quando "alguém ficou acidentalmente nu" em uma cena romântica em um balanço numa árvore em Billy Goat Hill. Uma curta gravação em Malibu, Los Angeles, se seguiu. Depois disso, foram feitas gravações em São Paulo, na vigésima Parada do Orgulho LGBT no final de maio. As filmagens em Chicago foram de 5 a 15 de junho, se movendo em seguida para o Reino Unido, em Londres, Cambridge e Escócia, terminando em 4 de julho. Então, as gravações se moveram para os Países Baixos, Amsterdam e Haia, até o dia 19.

As filmagens seguintes foram feitas em Nairobi e Coréia do Sul, em Seul e Bucheon. Depois disso, a equipe retornou brevemente a Londres e Berlim até o meio de setembro. A filmagem seguiu então para dois dias em Malta, onde foram usados tanques de água em Kalkara. Em 19 de setembro de 2016, com a finalização das gravações em Malta, a filmagem da segunda temporada terminou.


Música

Tom Tykwer e Johnny Klimek , que compuseram em conjunto as trilhas sonoras de Cloud Atlas e tiveram uma contribuição menor na trilha sonora de The Matrix Revolutions, como parte de Pale 3, compuseram a música da série, que foi orquestrada pelo colega e colaborador de Cloud Atlas, Gene Pritsker . A música foi gravada pela Orquestra Sinfônica de MDR Leipzig Radio.


Recepção

No Rotten Tomatoes, um agregador de críticas, foi relatado um índice de aprovação de 67%, com um consenso crítico do site que diz: "Alguns dos cenários beiram o ilógico, mas a diversidade dos personagens e as interseções criativas entre suas histórias mantém Sense8 atraente". No Metacritic foi atribuída a série uma pontuação de 63 em 100, com base em 23 críticos, indicando "avaliações favoráveis". Menos de três dias depois de sua estreia, Variety informou que o show tinha sido pirateado mais de meio milhão de vezes, independentemente de distribuição digital da websérie.

terça-feira, 10 de setembro de 2019

PRETTY LITTLE LIARS (2010)


Pretty Little Liars é uma série de televisão norte-americana baseada na popular série literária de mesmo nome escrita por Sara Shepard. A série foi protagonizada por Troian Bellisario, Sasha Pieterse, Lucy Hale, Shay Mitchell e Ashley Benson. Ganhou por 5 vezes consecutivas o Prêmio Teen Choice de Melhor Série de TV – Drama.

Estreou em 8 de junho de 2010 no canal ABC Family, (Freeform desde 2016). O sucesso de classificações dos primeiros 10 episódios solicitaram que a série literária fosse estendida para além dos 8 primeiros títulos. Em 26 de março de 2013, ABC Family anunciou que um spin-off, Ravenswood, iria ao ar em outubro de 2013. O spin-off foi ao ar com 10 episódios antes de ser cancelado.

Em 29 de agosto de 2016, foi oficialmente anunciado o término da série após o fim da sétima temporada. As filmagens da série foram finalizadas em 26 de outubro de 2016. O último episódio da série foi exibido no dia 27 de junho de 2017, transmitido ao vivo pela emissora Freeform. Todas as temporadas estão disponíveis no serviço de streaming Netflix.

Marlene King anunciou um novo spin-off, Pretty Little Liars: The Perfectionists, com as atrizes Sasha Pieterse (Alison DiLaurentis) e Janel Parrish (Mona Vanderwaal). Sofia Carson como "Ava" também foi escalada para fazer parte do novo elenco. A série teve sua estreia em 20 de março de 2019.


Sinopse

Rosewood é uma pequena, tranquila e bela cidade na Pensilvânia. De tão tranquila e intocada, nunca se adivinharia que detém tantos segredos. Havia um ano, a popular Alison DiLaurentis desaparecera, deixando todos acreditarem que fora vítima de um assassinato. Depois desse grande caos na cidade, a amizade entre suas quatro inseparáveis amigas nunca mais foi a mesma.

De forma trágica, o destino une Aria, Emily, Hanna e Spencer novamente. Mas o caos se instala na vida das quatro garotas quando elas começam a receber mensagens de texto de alguém que se auto-intitula "-A", ameaçando-as de contar todos os seus segredos - segredos que só Alison poderia saber.


Elenco e Personagens


Holly M. Combs - Ella Montgomery


Ian Harding - Ezra Fitz


Bianca Lawson - Maya St. Germain


Laura Leighton - Ashley Marin


Chad Lowe - Byron Montgomery


Nia Peeples - Pam Fields


Tyler Blackburn - Caleb Rivers




Andrea Parker - Jessica DiLaurentis e Mary Drake




Tammin Sursok - Jenna Marshall


Lesley Fera - Verônica Hastings




Drew Van Acker - Jason DiLautentis


Torrey DeVitto - Melissa Hastings


Sasha Pieterse como Alison DiLaurentis, a ex "abelha-rainha" de seu grupo e a menina mais popular da escola antes de desaparecer misteriosamente. Ela sabia de todos os segredos de suas amigas, e gostava de usar esses segredos contra elas mesmas para mantê-las sob seu controle. Encantadora e manipuladora, Alison é habilidosa em encontrar formas de chantagear as pessoas, e muitos a odiavam por isso e, por causa de suas atutides, foi a primeira a ser chantageada por "A", o grande vilão da série. Após um ano o corpo de Alison é encontrado e as suas amigas também começam a receber mensagens de "A", enquanto tentam desvedar o mistério de sua morte e quem é "A".


Troian Bellisario como Spencer Hastings e Alex Drake, a inteligente e competitiva do grupo vem de uma grande linha de C.D.F's. Ela é uma perfeccionista extrema que sempre tenta agradar seus pais ricos que mostram claramente mais carinho por sua irmã mais velha, Melissa. Por ter uma personalidade forte, Spencer sempre é a que mais faz teorias e se envolve em investigações, entrando nos lugares e procurando por tudo. Está sempre disposta a ajudar suas amigas. Além de se meter em encrencas e acaba se envolvendo com Toby Cavanaugh.


Lucy Hale como Aria Marie Montgomery, a amorosa e mais lindinha e compreensiva do grupo, é uma grande protetora de quem ama, guardando o segredo de que seu pai traiu sua mãe com uma de suas alunas, Meredith. Volta a Rosewood com sua família, depois de passar um ano na Islândia. Em um bar, ela conhece um rapaz e o-beija, pois perceberam que tinham muita coisa em comum, mas logo no seu primeiro dia aula ela descobre que esse "rapaz" é o seu professor de literatura, Ezra Fitz (gerald). Eles decidem continuar a relação em segredo por algum tempo, até que finalmente tornam público o seu romance, o que é um choque, principalmente para os pais de Aria.


Ashley Benson como Hanna Marin, a admirável e a mais divertida, que lutava contra problemas de auto-estima e bulimia. Quando sua amiga Alison desaparece "misteriosamente", Hanna transforma-se na garota mais popular da escola, junto com sua melhor amiga, Mona Vanderwaal, que também sofria com problemas na escola. Hanna namora Caleb Rivers, um hacker recém-chegado à Rosewood. Hanna tem problemas com seu pai desde que ele abandonou ela e sua mãe e foi viver com sua nova mulher e filha. Hanna por vez ama moda, tudo tem que estar combinando, e ela também é a mais direta de seu grupo.


Shay Mitchell como Emily Fields, a leal e mais tímida do grupo. Emily era a mais próxima de Alison antes de seu desaparecimento, e também era apaixonada por ela. Emily éa lésbica em segredo até que todos descobrem mais tarde por causa de "A", ela então logo se apaixona e expõe seu amor por Maya St. Germain, porém Maya é assassinada, o que deixa Emily muito abalada. Meses depois, Emily começa a namorar com a sua colega de natação, Paige McCullers, com quem já havia tido um caso, mas infelizmente Paige teve de sair de Rosewood.


Promoção

Pretty Little Liars foi aclamada pelos espetaculares como um dos melhores shows do verão de 2010, graças à grande promoção feita pela ABC Family, incluindo "promos e posters picantes". A ABC Family criou um aplicativo chamado "Pretty Little Premiere Party" para os fãs da série, e candidatos foram selecionados para fazer parte de um "Secret Keeper Game", um jogo interativo para iPhones. Em Los Angeles, a loja de departamentos Kitson transmitiu a série em um de seus holofotes ao vivo.



Música

A música-tema escolhida para Pretty Little Liars foi "Secret", da banda The Pierces, que foi sugerida pela estrela da série, Ashley Benson. O episódio piloto fez uso de músicas de artistas como The Fray, Ben's Brother, MoZella, Orelia, e Colbie Caillat.[29] A série também contou com músicas da banda Passion Pit, Pink, Florence + The Machine, Selena Gomez & The Scene, OneRepublic e McFly.

Em 14 de junho de 2011, "Jar of Hearts", de Christina Perri foi destaque no primeiro episódio da segunda temporada. A música "Follow Suit" de Trent Dabbs também tem sido destaque na série. No episódio "The Perfect Storm", Aria (Lucy Hale) canta um cover da música "Who Knows Where the Time Goes?" da banda inglesa Fairport Convention. A trilha sonora oficial foi lançado em 15 de fevereiro de 2011.



Pretty Little Liars (Television Soundtrack)

A série chegou a ser exibida pelo Boomerang (2011-2013) este costumava ser o canal oficial da série no Brasil. A mudança ocorreu devido a um novo tipo de programação adotada pela emissora. Depois disso, em 2014,a série passou a ser exibida pelo canal Glitz* que também passou pela mesma mudança do Boomerang.

Em 2015, a série passou a ser exibida pelo canal de televisão paga TNT Séries, a partir de 2015, que reprisou a quarta temporada antes da estrear a quinta temporada, e no ano seguinte a retirando de sua programação.

As duas primeiras temporadas foram brevemente exibidas em televisão aberta pelo SBT, entre 2 de dezembro de 2013 até 21 de abril de 2014, mas apenas com a primeira temporada exibida completa. Atualmente a série é exibida no serviço de streaming online Netflix.


Recepção

Desde a estreia da série, o programa manteve-se popular. A série foi recebida com comentários críticos inicialmente misturados, embora conforme a progressão da série ela ficou mais positiva. O Metacritic deu ao episódio piloto 54 de 100 pontos, com base em 14 opiniões críticas. The New York Daily News deu ao show uma crítica positiva, comentando que ele "faz romances de vampiros mais populares parecerem ter olhar anêmico", concluindo, "Pretty Little Liars pode ir em várias direções, incluindo clichês adolescentes mundanas.

Ele tem também uma boa técnica em fazer-nos preocupamos com essas imperfeitas meninas bonitas". Em 2016, um estudo da New York Times sobre os 50 Programas de TV com mais curtidas no Facebook descobriu que a "popularidade do programa está inclinada para as mulheres mais do que qualquer outro programa nos dados — mais de 94% das 'curtidas' vêm de mulheres".


Audiência

A série ganhou o seu maior episódio classificado com 4,22 milhões de espectadores no total, ficando entre as 5 principais transmissões da ABC Family em espectadores adultos de 18 á 34 anos. Os episódios mais vistos são a final da primeira temporada, com 3,64 milhões de telespectadores, e a estreia e final da segunda temporada, cada um produzindo cerca de 3,7 milhões de telespectadores.

O programa se destaca como a série de maior audiência na ABC Family, mantendo uma audiência estável de mais de 2,5 milhões, com posição atual como o único programa para produzir uma média de mais de 2 milhões de telespectadores.

Abertura