quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

AMERICAN HORROR STORY (2011)



American Horror Story é uma série de televisão americana antológica de terror criada e produzida por Ryan Murphy e Brad Falchuk. Descrita como uma série antológica, cada temporada é concebida como uma história independente, seguindo um conjunto de personagens e ambientações distintas, e um enredo com o seu próprio "começo, meio e fim". A série é transmitida pela emissora FX, nos Estados Unidos.


A primeira temporada, intitulada Murder House, se passa durante o ano de 2011, e é centrada na família Harmon, que se muda para uma mansão restaurada, sem saber que a casa é assombrada pelos seus antigos habitantes. Tem como tema principal a infidelidade. 

Explorando temas como o amor, a família, e o perdão. A história ocorre em 2011, seguindo a família Harmon do psiquiatra Ben, sua esposa Vivien, e sua filha adolescente Violet que se mudam de Boston para Los Angeles depois de que Vivien tem um aborto, e Ben tem um caso extraconjugal.

Os Harmon se mudam para uma mansão restaurada e logo se encontram com os ex-residentes da casa, os Langdon: Constance Langdon, e seus dois filhos, Tate, e Addie, e o desfigurado Larry Harvey.

Ben e Vivien tentam reacender seu relacionamento, como Violet, sofrendo de depressão, encontra conforto com Tate. Os Langdon e Larry frequentemente influenciam a vida dos Harmon, como a família descobre que a casa é assombrada pelos fantasmas de seus antigos habitantes.

A primeira temporada estreou em 5 de outubro de 2011 nos Estados Unidos e terminou em 21 de dezembro de 2011.


A segunda temporada, intitulada Asylum, ocorre no ano de 1964 e segue as histórias dos pacientes, médicos e freiras que ocupam uma instituição para criminosos insanos. Tem como tema a sanidade.

Os administradores que dirigem a instituição incluem a severa Irmã Jude, a segundo em comando Irmã Mary Eunice e o fundador da ordem, o Dom Timothy Howard.

Os médicos encarregados de tratar os pacientes no manicômio incluem o psiquiatra Dr. Oliver Thredson e o sádico cientista Dr. Arthur Arden.

Os pacientes, muitos dos quais afirmam ser injustamente institucionalizados, incluem a jornalista lésbica Lana Winters, o acusado de assassino em série Kit Walker, e a suposta assassina Grace.

Há também elementos espirituais e científicos que manipulam os habitantes do Briarcliff, incluindo possessão demoníaca e extraterrestres.

A segunda temporada estreou em 17 de outubro de 2012 nos Estados Unidos e terminou em 23 de janeiro de 2013.


A terceira temporada, Coven, se passa durante o ano de 2013, na cidade de Nova Orleans, e exibe os acontecimentos num clã de bruxas originadas de Salém e do vodu. Tem como assunto principal a opressão, especificamente das minorias.

Mais de 300 anos se passaram desde os dias dos julgamentos de Salem, e o remanescente que conseguiu escapar está à beira da extinção e correndo perigo.

Misteriosos ataques contra as bruxas estão aumentando e jovens garotas seguem para uma escola especial aberta em Nova Orleans, com o objetivo de aprender novas formas de proteção.

Uma das novas alunas é a recém-chegada Zoe, que guarda um terrível segredo. Alarmada pelas recentes agressões, Fiona, a grande líder que estava afastada há um longo tempo, retorna para a cidade determinada a proteger o grupo das bruxas.

A temporada possui elementos espirituais e relacionados com feitiçaria, incluindo caça às bruxas, feiticeiras, gnomos e vodu.

A terceira temporada estreou em 9 de outubro de 2013 nos Estados Unidos e terminou em 29 de janeiro de 2014.


A quarta temporada, Freak Show trata de um espetáculo de aberrações na cidade de Jupiter, Flórida, em 1952. Tem como tema principal a discriminação, com a história se tratando de acontecimentos em torno de um espetáculo de aberrações.

As gravações dessa temporada foram realizadas em Nova Orleans, no entanto, a história se passa em Jupiter, Flórida, no ano de 1952.

Ryan Murphy disse: "Se você olhar historicamente o que aconteceu no ano de 1952, há mais algumas pistas nesse ano.

A quarta temporada estreou em 8 de outubro de 2014 nos Estados Unidos e terminou em 21 de janeiro de 2015.


A quinta temporada, Hotel, estreou em outubro de 2015 e é ambientada em um hotel macabro. Tem como principal tema o vício, passando-se nas dependências de um hotel macabro.

O detetive John Lowe investiga uma série de crimes que o leva ao Hotel Cortez, onde ele encontra seu filho que havia desaparecido anos antes.

O hotel é ambientado por fantasmas e funcionários que ali vivem. Dentre eles, estão Iris e Liz Taylor, as recepcionistas do hotel; Donovan, filho de Iris; e Sally, uma viciada em drogas que morreu na década de 1990.

A proprietária do hotel, a Condessa, é uma vampira que faz de tudo para manter seu status e seus filhos, além de precisar matar sua sede de sangue.

A quinta temporada estreou em 7 de outubro de 2015 nos Estados Unidos e terminou em 13 de janeiro de 2016.


A sexta temporada, intitulada Roanoke, se passa na ilha de Roanoke, durante os anos de 2014–2016, e se concentra nos eventos paranormais que ocorrem em uma fazenda isolada. Tem como assunto principal a exploração.

O enredo gira em torno de três partes, a primeira parte é dividida entre o episódio 1 ao 5, falando sobre os acontecimentos retratados por Shelby Miller, Matt Miller e Lee Harris sendo interpretados pelos atores Audrey Tindall, Dominic Banks e Monet Tumuslime.

A segunda parte se divide entre os episódios 6 ao 9, com a renovação da série, Shelby, Matt, Lee, Audrey, Dominc, Monet e Rory voltam à casa onde moraram e gravaram, só que todos da produção morrem, sobrevivendo somente um.

A terceira parte está abordada com o que ocorreu depois dos acontecimentos da "segunda temporada" da série e o que ocorreu com o sobrevivente de Roanoke.

A sexta temporada estreou em 14 de setembro de 2016 nos Estados Unidos e terminou em 16 de novembro de 2016.


A sétima temporada, intitulada Cult se passa na cidade fictícia de Brookfield Heights, em Michigan, e mostra os terrores que acontecem após a eleição presidencial dos Estados Unidos em 2016. Tem como tema o medo.

Após as eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2016, a cidade fictícia de Brookfield Heights, em Michigan, fica dividida.

A proprietária do restaurante local, Ally Mayfair-Richards, está completamente perturbada pela vitória de Donald Trump e várias de suas fobias de longa data, incluindo coulrofobia, hemofobia e tripofobia, se intensificam com os recentes acontecimentos e ela tenta conseguir a ajuda de sua esposa, Ivy, e seu psiquiatra, Dr. Rudy Vincent, para curar suas fobias.

Um dos residentes de Brookfield Heights, um sociopata manipulador chamado Kai, se alegra com os resultados das eleições e fica inspirado a seguir o poder político.

Então, Kai forma um culto para conseguir realizar suas ideologias, contando com a ajuda de seus seguidores; entre eles, sua irmã Winter, os vizinhos Harrison e Meadow, além do detetive Jack Samuels e da repórter local Beverly Hope.

A sétima temporada estreou em 5 de setembro de 2017 nos Estados Unidos e terminou em 14 de novembro de 2017.


A oitava temporada, intitulada Apocalypse, é um crossover de Murder House (primeira temporada) e Coven (terceira temporada). A temporada se passaria 18 meses no futuro, em outubro de 2019, e contaria com um tom de Asylum e Coven.

A oitava temporada estreou em 12 de setembro de 2018 nos Estados Unidos e terminou em 14 de novembro de 2018.

American Horror Story tem sido bem recebida pelos críticos de televisão e fãs. O elenco é geralmente elogiado, especialmente Jessica Lange. A série atrai sistematicamente altos índices de audiência para a rede americana FX, com sua primeira temporada sendo a maior nova série da TV à cabo de 2011.

9ª temporada
Em 12 de janeiro de 2017, a série foi renovada para uma nona temporada, prevista para estrear em 2019.

10ª temporada
Em 3 de agosto de 2018, a série foi renovada para uma décima temporada, prevista para estrear em 2020.

No Brasil, a primeira temporada foi exibida em TV aberta pela Rede Bandeirantes, com o título Uma História de Horror Americana.