Titans é uma série de televisão americana criada por Akiva Goldsman, Geoff Johns e Greg Berlanti para a DC Universe. Baseado na equipe Novos Titãs, da DC Comics, a série mostra um grupo de jovens heróis que unem suas forças na luta contra o mal. Destacados como membros dos Titãs de mesmo nome estão Dick Grayson (Brenton Thwaites), Kory Anders (Anna Diop), Rachel Roth (Teagan Croft), Gar Logan (Ryan Potter), Jason Todd (Curran Walters), Donna Troy (Conor Leslie), Dawn Granger (Minka Kelly), e Hank Hall (Alan Ritchson).
Uma série live-action baseada nos Novos Titãs entrou em desenvolvimento em setembro de 2014 para o canal a cabo TNT, com Goldsman e Marc Haimes escrevendo o episódio piloto. O piloto havia sido desenvolvido até dezembro de 2014, mas nunca chegou a ser realmente feito, com a TNT anunciando em janeiro de 2016 que não iriam mais seguir em frente com o projeto. Em abril de 2017, foi anunciado que a série estava sendo redesenhada para o novo serviço digital direto da DC Comics, com Goldsman, Johns e Berlanti conectados ao projeto. Brenton Thwaites foi escalado como Dick Grayson em setembro de 2017, e outros regulares da série foram escolhidos entre agosto e outubro de 2017.
Titans estreou em 12 de outubro de 2018 e sua primeira temporada incluiu onze episódios. A segunda temporada que contará com treze episódios estreou em 6 de setembro de 2019. Os personagens introduzidos em Titans reapareceram mais tarde na série Doom Patrol no DC Universe, embora Doom Patrol esteja em uma continuidade separada.
1ª Temporada
Titans se concentra em um grupo de jovens super-heróis que formam o time homônimo de super-heróis para combater o mal e outros perigos. A primeira encarnação da equipe a aparecer na série consiste em Dick Grayson, ex-parceiro vigilante de Batman que está tentando afirmar a independência de seu mentor, Kory Anders, uma extraterrestre afetada por amnésia, Rachel Roth, uma empata perseguida por forças perigosas, e Garfield "Gar" Logan, um metamorfo que antes vivia com a Patrulha do Destino. Mais tarde, a equipe se junta a Jason Todd, sucessor de Dick como parceiro de Batman. Durante a série, é revelado que Dick fazia parte de uma equipe anterior dos Titãs que incluía a Donna Troy, uma irmã adotada das Amazonas, e a dupla de combate ao crime Dawn Granger e Hank Hall.
Na primeira temporada, Rachel procura Dick para se proteger de seus perseguidores, o que os leva a conhecer e se unir a Kory e Gar. A equipe finalmente descobre que Rachel está sendo perseguida por seu pai, Trigon, que deseja escravizar o mundo.
2ª Temporada
Após seu encontro com Trigon, Dick reformou os Titãs. Sob sua supervisão em sua nova casa, na Torre dos Titãs, Rachel, Gar e Jason Todd treinam juntos para aprimorar suas habilidades como heróis e trabalhar juntos como uma equipe. A eles se juntam Hank Hall e Dawn Granger, também conhecido como Rapina e Columba, e Donna Troy, também conhecida como Moça Maravilha. Embora esses Titãs originais tentem fazer a transição para uma vida normal, quando velhos inimigos ressurgem, todos devem se reunir para lidar com os problemas pendentes. E enquanto essa família de antigos e novos Titãs - incluindo Conner Kent e Rose Wilson - aprende a coexistir, a chegada de Exterminador traz à luz os pecados dos antigos Titãs que ameaçam destruir esta nova família de Titãs.
Produção e Desenvolvimento
A ideia de uma série centrada na equipe dos Novos Titãs pela TNT foi anunciada em 2014. O piloto foi definido com filmagens para acontecer em Toronto em meados de 2015. Em maio de 2015, o presidente da TNT, Kevin Reilly, disse que eles esperavam ter o elenco não revelado até no início das filmagens e que a série seria "muito verdadeira" para os quadrinhos e "inovadora". A série, que seria chamada de "Titans", foi criada para começar a ser filmada em Toronto em meados de 2015. A produção foi então adiada para outubro. Em janeiro de 2016, a TNT cancelou o projeto, que ainda estava nos estágios iniciais. Em fevereiro de 2016, Geoff Johns declarou: "Nós [da DC] sabiamos sobre a série da TNT por meses e meses e meses. Isso não é novidade para nós. Temos planos para "Titans", "É um enorme pedaço da DC e ainda temos planos." Greg Walker e John Fawcett serão adicionados como produtores executivos a partir da segunda temporada.
Em abril de 2017, a Warner Bros. anunciou que "Titans" seria lançado em 2018 no próprio serviço digital direto da DC Comics. A série estava sendo desenvolvida por Akiva Goldsman, Johns, Greg Berlanti e Sarah Schechter, com Goldsman, Johns e Berlanti escrevendo o episódio piloto. Todos são também produtores executivos da série para a Weed Road Pictures e Berlanti Productions em associação com a Warner Bros Television. Em outubro de 2018, Titans foi renovada para uma segunda temporada antes da estréia da série na "New York Comic Con". No mesmo mês, Johns brincou que uma "nova" versão do Exterminador eventualmente aparecerá na série.
Escrita
Johns observou que a série foi inspirada principalmente pelos quadrinhos "Novos Titãs" dos anos 60, já que os quadrinhos "tinham muito drama" e "eram tão revolucionários para o seu tempo". Ele acrescentou: "Nós realmente queríamos confiar na idéia de que cada Titã era uma porta para outro gênero. Com Rachel [aka Ravena], é o sobrenatural e o horror, e a primeira temporada realmente se concentra em quem Ravena é e como os Titãs se desenrolarão ao redor dela". Johns também sentiu que a série seria "um pouco mais adulta" do que a série televisiva Riverdale, chamando-a de "não necessariamente um drama adolescente, [mas] mais um pedaço de aventura."
Elenco
Em agosto de 2017 foi anunciado que Teagan Croft seria a primeira atriz à interpretar uma versão live-personagem da personagem Ravena. No mesmo mês, Anna Diop foi anunciada como Estelar, e Brenton Thwaites como Dick Grayson / Robin. Em outubro de 2017, Ryan Potter foi escalado como Gar Logan|Mutano. Em setembro do mesmo ano, Alan Ritchson foi anunciado como Hank Hall / Rapina, e Minka Kelly como Dawn Granger / Columba, ambos personagens recorrentes inspirados nos personagens do mesmo nome, Rapina e Columba. Dias depois do anúncio de Ritchson e Kelly, Lindsey Gort foi escalada no papel de Amy Rohrbach, a detetive que é parceira de Dick Grayson, personagem de Thwaites. Em janeiro de 2018, Seamus Dever foi adicionado ao elenco em um papel não revelado, e um mês depois, membros da Patrulha do Destino foram anunciados com Bruno Bichir como Niles Caulder / Chieff, April Bowlby como Rita Farr / Mulher Elástica, Jake Michaels como Clifford Steele / Homem Robô, e Dwain Murphy como Larry Trainor / Homem Negativo. Curran Walters e Conor Leslie foram anunciados como Jason Todd / Robin e Donna Troy / Moça-Maravilha, respectivamente. Em agosto de 2018, Elliot Knight foi escalado como Don Hall / Dove.
Filmagens
As filmagens para a primeira temporada começaram em 15 de Novembro de 2017, em Toronto, Ontário, com o fim das filmagens acontecendo em 28 de Junho de 2018.
Lançamento
Titans estreou em 12 de outubro de 2018, e deve incluir 11 episódios, com novos episódios sendo lançados no DC Universe toda semana. O primeiro episódio foi exibido em 3 de Outubro de 2018, na New York Comic Con. A série foi lançada na Netflix fora dos Estados Unidos no dia 11 de Janeiro de 2019.
Recepção
A recepção crítica dos três primeiros episódios de Titans foram positivas. Críticos elogiaram as atuações, particularmente as de Thwaites, Diop e Ritchson, e o humor do programa, enquanto outros criticaram o uso da violência pela série. A série recebeu uma pontuação de aprovação de 83% pelo Rotten Tomatoes com uma classificação média de 6,6 de 10, e um consenso crítico afirmando: "Apesar de algumas dores de crescimento tonal, Titans faz justiça ao seu material de origem e brilha verdadeiramente quando seu conjunto titular finalmente se reune." Metacritic deu à série uma pontuação de 55 em 100, indicando uma resposta "mista ou média".
Susana Polo do site Polygon elogiou Titans por "temperar violência brutal e assuntos obscuros com humor - e dando a seus personagens tempo suficiente para se esticar, respirar e se apegar um ao outro." Charlie Ridgely do Comicbook.com escreveu que Diop "transmite muita admiração e intriga com suas expressões sutis e genuínas, mas há uma ferocidade e tenacidade consistentes que estão sempre à espreita logo abaixo da superfície".
Rosie Knight do Nerdist Industries escreveu que o "elenco é tão bom que isso torna Titans tão agradável", enquanto elogiava o roteiro também. Merrill Barr da Forbes comparou o Titans com a série da emissora CW, Riverdale, descrevendo-a como "uma série sombria e corajosa" muito longe da imagem que os Jovens Titãs conseguiram através de uma variedade de animações nas últimas décadas". Barr argumentou que os telespectadores "que tomem o tom com calma e se encontrem no meio de uma série direcionada diretamente aos seus interesses".
Por outro lado, Kevin Yeoman da Screen Rant criticou a excessiva violência da série, escrevendo que Titans não apresenta nenhum pensamento novo ou particularmente convincente sobre seus personagens ou sobre super-heróis em geral". Da mesma forma, Vinne Mancuso do canal de Youtube, Collider, disse que "se você é apenas fã de algumas histórias de ultra-violência e humor antiquado, a série não é um exemplo bem-sucedido disso".