segunda-feira, 29 de outubro de 2018

SÉRIES E SERIADOS, ASSISTIDOS E RECOMENDADOS POR MIM - SINOPSES/ PARTE 6

Beverly Hills 90210 - Barrados no Baile
ou Febre em Beverly Hills (1990)
Foi uma popular série de televisão estadunidense, transmitida nos Estados Unidos entre outubro de 1990 e maio de 2000 pela emissora FOX.

A série seguia a vida de um grupo de adolescentes que vivia na comunidade elitista e rica de Beverly Hills, Califórnia onde frequentavam o liceu fictício, West Beverly High School.

A série foi criada pelos produtores de Darren Star. O "90210" no título refere-se ao Código Postal da zona de Beverly Hills.

Apesar da fraca audiência da primeira temporada nos Estados Unidos, a FOX reprisou a série no verão de 1991 e, a partir daí, conseguiu captar a atenção do público.

A série transformou, em astros, os seus atores, especialmente Jason Priestley e Luke Perry, que acabaram se tornando ídolos das adolescentes.

Embora o elenco da série tenha sido extenso, os atores Jennie Garth, Ian Ziering, Brian Austin Green e Tori Spelling foram os únicos que permaneceram no elenco da série do começo ao fim do seriado, sem nunca se ausentarem, tendo em todas as temporadas participado como parte do elenco regular.

A história se inicia quando os irmãos gêmeos Brandon e Brenda se mudam com os pais, Jim e Cindy, de St. Paul/Minneapolis para Beverly Hills. A série aborda temáticas como as drogas, a gravidez na adolescência e o suicídio.

Depois de oito anos do final do programa, a série volta em nova versão, que estréia na próxima semana na televisão brasileira. A família “Walsh” sai de cena para dar lugar aos “Mills”. Mas, você sabe que fim levou cada um daqueles velhos personagens? 


Jason Priestley (Brandon Walsh) – O bom moço da trama continua trabalhando muito, tendo atuado em quase 20 filmes após o fim da série. Fã de esportes, já foi até comentarista de corridas da rede ABC. Na TV, também vive de participações especiais. Já integrou o elenco de “Tru Calling”, “Love Monkey” e “Médium”.


Shannen Doherty (Brenda Walsh) – O sobrenome é mesmo sinônimo de encrenca. Depois de altos e baixos e muita polêmica – de personalidade forte, não é difícil ela se meter em brigas nos sets de gravação – a atriz conseguiu voltar à televisão como uma das irmãs encantadas da série “Charmed”, que já acabou. Agora, Shannen está investindo na carreira de apresentadora, com os programas "Breaking Up", "Scare Tactics" e "The View".


Jennie Garth (Kelly Taylor) – A primeira patricinha assumida da televisão não conseguiu repetir o sucesso da sua personagem da série nos outros trabalhos, mas ela continua tentando. Após o fim da série, ela atuou em outros programas de TV, entre os mais recentes, em “What I Like About You” e “American Dad!”. No cinema, ela tem uma carreira discreta: apenas três filmes, sendo o último de 1998. Hoje, aos 36 anos, está em seu segundo casamento, com o ator Peter Facinelli. Eles têm duas filhas. A atriz também tem uma filha do primeiro casamento, e vai voltar à tela na nova versão da série, na pele da mesma Kelly.


Brian Austin Green (David Silver) – Os olhos azuis do rapaz não conseguiram conquistar outro papel duradouro. Apesar de fazer uma ponta em séries de sucesso como “CSI” e “CSI Lãs Vegas”, conseguiu um papel estável na série “Freddie”, ao lado do ator Freddie Prinze Jr., mas a série foi cancelada.


Ian Gering (Steve Sanders) – Loiro, alto, bonito, hoje aparece cada vez menos. Mas, encontrou na voz o seu ganha pão. Dublou o personagem “Harry Osborn “ (o Duende Verde) para o desenho do “Homem-Aranha” e também emprestou a voz para a série animada "Biker Mice From Mars" (O rato ciclista de Marte).


Gabrielle Carteris (Andrea Zuckerman) – Para ser breve: a garota vista como a mais feinha da turma - pelo look meio nerd, sempre de óculos e com os cabelos desarrumados - não teve muita sorte. Hoje, é praticamente uma dona de casa. Casada e com uma filha, nos últimos anos conseguiu apenas uma ponta na série "Nip/Tuck".


Luke Perry (Dylan McKay) – Depois de anos no anonimato, fazendo pontas em filmes como “O 5º Elemento”, “Buffy, a caça-vampiros”, entre outros, o ator, o galã rebelde da série, conseguiu o papel de protagonista da série “Windfall”. Curiosidade: o cara também é dublador, tendo emprestado a voz para desenhos como “Family Guy”, “Johnny Bravo” e “Os Simpsons”.


Tori Spelling (Dona Martin) – Na verdade, toda a sua carreira foi impulsionada pelo papai, ninguém menos que Aaron Spelling, produtor de inúmeras séries da TV. Fez filmes mais para televisão. Na vida pessoal, tem dois filhos e é casada com Dean McDermott, com quem protagoniza o reality show “Tori & Dean: Inn Love”, em um canal da TV paga norte-americana. Sua participação na nova versão da série já foi confirmada.


Tiffany Amber-Thiessen (Valerie) – Ninguém menos que a vilã da turma. E olha que a vida anda injusta para a atriz, uma das mais bonitas da série. Depois de “Barrados no Baile”, trabalhou na cômica “Newsradio” e em outras séries como "Fastlane" e "Good Morning, Miami”. Thiessen já namorou o ex-colega Brian Austin, e chegou a ficar noiva do ator Richard Ruccolo, com quem não se casou. Decidiu se dedicar a seus cães e gatos.


Começou cravadinha, em 1990, e terminou exatamente em 2000. Foram 10 temporadas mostrando o choque da mudança da família dos irmãos Brandon e Brenda da pacata Minessota à efervescente Bervely Hills.

As relações pessoais que vão se formando dão brecha para assuntos como suicídio na adolescência, abuso de drogas, estupros e afins, uma realidade pungente na adolescência dos americanos e que, como bem sabemos, faz parte também de um problema mundial.

Uma série bem curta, mas que nunca parou por aí. Vieram filmes e livros para coroar a produção que marcou a adolescência de muita gente que se via retratada no conflito das 4 irmãs e de todo o núcleo que se forma em volta delas.

Primeiro programa feito para adolescentes e com adolescentes apesar de alguns do elenco terem mais de 20 anos, em uma época que era tabu falar sobre estupro, drogas, gravidez na adolescência etc. 

Barrados no Baile não tinha medo de tocar no assunto, foi febre no mundo todo entre 1990 e 2000.

Curiosidades

- Apesar de ser considerada pela crítica como uma simples série para adolescentes, “Barrados no Baile” conseguiu certo reconhecimento e, durante seus dez anos de exibição, recebeu quatro indicações ao Globo de Ouro.

- Vários atores famosos passaram por “Barrados no Baile” com pequenos papeis e pontas pouco relevantes na série. Hilary Swank, Christina Aguilera, Eva Langoria, Rosie O’Donnell, Matthew Perry e Lucy Liu entre outros.

Participações Especiais, Breve História

Ep. 1.19 (1ª exibição 11 de abril de 1991): Matthew Perry, como o tenista Roger Azarian
Ep. 2.06 (1ª exibição 15 de agosto de 1991): Lucy Liu, como garçonete Courtney no Pit Peach
Ep. 3.14 (1ª exibição 18 de novembro de 1992): David Arquette, como o Dennis "Diesel" Stone, ex-namorado de Nikki.
Ep. 3.17 (1ª exibição 06 de janeiro de 1993): Seth Green, como Wayne, do Colégio da Princeton em Encino, ele é o encontro as escuras.
Eps 8.03 e 8.04 (1ª exibição 17 de setembro e 24 de setembro de 1997): Daniel Dae Kim como o Dr. Sturla, médico que atende a Kelly no hospital após ela levar um tiro no aeroporto.
Ep. 9.15 (1ª exibição 09 de fevereiro de 1999): Ashley Tisdale como a prima de Carly, Nicole Jusgqti.
Ep. 10.02 (1ª exibição 15 de setembro de 1999): Christina Aguilera como ela mesma.


A série foi exibida na Rede Globo a partir do dia 3 de janeiro de 1992, apresentando pela primeira vez um programa voltado a retratar os conflitos do público adolescente. A série teve bastante audiência, tendo em vista que era exibida na Sessão Aventura nas terças-feira, junto com outras séries populares em dias alternados: Supervik, MacGyver, Super Máquina, etc. Por ter um caráter inovador causou alguma estranheza em pequena parcela adulta brasileira, por abordar questões ligadas à primeira experiência sexual, numa época em que moças casavam virgens na década de 80.

Recebeu críticas positivas, visto que cada episódio enfatizava questões educativas sobre prevenção de DST, crítica ao tabagismo e ao álcool, tendo mostrado o personagem Dylan participando de uma reunião de Alcoólicos Anônimos com o personagem Brandon.

Dentre as críticas recorrentes dos jornalistas, estava o fato de não existirem personagens negros nos primeiros episódios, o que foi logo corrigido com a entrada da personagem Jesse Vasquez (Mark D. Espinoza) e a exacerbação do mundo dos ricos da Califórnia. Entretanto, o enredo dos episódios sempre tendia a valorizar o núcleo familiar da família de Brendon e Brenda, que, além de hábitos da classe média, eram provenientes de uma pequena e conservadora cidade estadunidense.

Durante as três primeiras temporadas, a personagem Brenda Walsh conquistou a popularidade global, sendo sua intérprete, Shannen Doherty, capa de várias revistas em todo o mundo. A grande identificação do público com Brenda vinha de seu lado impulsivo e dos inúmeros conflitos com o irmão certinho Brandon. Toda a repercussão, bem como o estrelato, não foram assimilados por Shannen, eram comuns boatos e histórias a respeito de seu gênio forte e as confusões nos bastidores.

Isso gerou, à época, a construção de um website intitulado "Eu Odeio a Brenda", que criticava não apenas o jeito da personagem, como os boatos em que Shannen estava envolvida, além de ter um espaço para o público matar a garota interiorana, mesmo sendo dos primórdios da rede, o site teve uma grande repercussão mundo afora.

Depois de as confusões se tornarem públicas, Shannen foi desligada da série. A partir daí, a história tomou novos rumos e obteve quedas abruptas de audiência. Durante muito tempo, segundo o produtor, eram constantes os pedidos do público pelo retorno de Brenda, tanto que para a personagem não morrer ela era constantemente citada em alguns episódios até o fim da série em 2000.

Com a saída de Brenda Walsh, a saída foi amadurecer as histórias, o que para boa parcela do público foi amadurecimento em demasia. A história, que girava dentro de temas "água com açúcar", começou a falar de coisas mais fortes como: drogas e vida sexual promíscua, gerando assim estranhamento por parte do público.


Para marcar essa nova fase, uma nova personagem foi apresentada: Valery Malone (Tiffani Thiessen), substituta de Brenda. A personagem surgiu como uma simpática amiga dos Walsh, que veio da cidade de Buffalo após o suicídio do pai abusivo, mas no final da premiere da 5ª temporada a personagem acende um cigarro de maconha e mostra uma personalidade desconhecida pelos demais personagens, o que gerou grande repercussão e debates acalorados nos EUA.

Outra jogada do enredo, para polemizar e tentar fazer com que a série não "caísse no limbo" com a saída de Brenda, foi dar mais espaço para a controvertida Kelly Taylor, que já coestrelava a série com Brenda, mas não com o mesmo destaque. Durante algum tempo Jennie Garth, e sua Kelly Taylor, conviveram com a sombra de Brenda as críticas da imprensa sobre a falta de carisma de sua personagem, que passou a receber maior apoio da audiência principalmente graças à sua rivalidade com a personagem de Tiffani Thiessen.

A personagem eventualmente passou por uma reformulação total, deixando o lado sexy e promíscuo depois de ter quase morrido em um incêndio e entrar em uma seita universitária. Era então o momento ideal para que o romance "Kelly e Brandon" finalmente tomasse forma na história, aumentando assim a aprovação e audiência do seriado nos EUA.

A partir de 1998 no Brasil, "Barrados no Baile", como era conhecido o seriado, retornou à grade da Rede Globo, primeiro aos sábados antes do Planeta Xuxa, retomando assim os patamares de audiência das primeiras temporadas. Fato que, logo em seguida, "Barrados" foi transferida como coringa da programação para os domingos à tarde, sem repetir os mesmos números e depois de derrotas consecutivas para o "Domingo Legal" de Gugu Liberato no SBT.

No início da nona e penúltima temporada, Brandon Walsh e Valery Malone deixam a série, forçando um final de Kelly Taylor com Dylan. Beverly Hills, 90210 é conhecida como uma das séries Teens, mais longevas da história, tendo conquistado diversos prêmios e indicações mundo afora.



Abertura - Barrados no Baile