segunda-feira, 26 de agosto de 2019

RIVERDALE (2017)


Riverdale é uma série de televisão americana de drama adolescente baseada nos personagens da Archie Comics. A série recebeu ordem de produção pela emissora The CW, e estreou em 26 de janeiro de 2017.

É escrita pelo chefe criativo da Archie Comics, Roberto Aguirre-Sacasa, e tem Greg Berlanti como produtor executivo, sendo produzida pela Warner Bros. Television e pela CBS Television Studios, em associação com a Berlanti Productions e a Archie Comics.


Sinopse

A pequena e tranquila cidade de Riverdale fica de cabeça para baixo quando é atingida pela misteriosa morte de Jason Blossom, um garoto popular do ensino médio e membro da família mais poderosa da cidade.

Archie Andrews, Betty Cooper, Veronica Lodge, Jughead Jones, Cheryl Blossom, Josie McCoy e seus amigos exploram os problemas da vida cotidiana na pequena cidade, enquanto investigam o caso de Jason Blossom.

Mas, para resolver este mistério, o grupo de amigos devem descobrir os segredos que estão enterrados profundamente na superfície da cidade, pois Riverdale pode não ser tão inocente como parece.


1ª Temporada

Após um verão de acontecimentos na pequena cidade de Riverdale, que ainda se recupera da trágica morte do jovem Jason Blossom, é hora de voltar para a escola. Este é um novo começo para Archie Andrews, que decidiu seguir carreira na música, apesar do fim de seu relacionamento secreto com sua professora de música, que também foi sua mentora, além de tentar reatar a amizade com seu ex-melhor amigo, Jughead. Betty Cooper é secretamente apaixonada por Archie, seu melhor amigo, e tem que enfrentar sua mãe super-protetora, mas tudo começa a mudar quando conhece Veronica Lodge, uma nova estudante rica que chega na cidade após um escândalo que afetou sua família.

2ª Temporada

Um assassino em série conhecido como "Gorro Negro" está a solta pela cidade, com o objetivo de mergulhá-la na total escuridão do pânico. Depois que Fred Andrews sofre um atentado do Gorro Negro, Archie, com sede de vingança, não mede esforços para capturar o assassino por trás do capuz. Além disso, Betty inicia uma perigosa investigação, a fim de descobrir a verdadeira identidade do assassino. Jughead tem a difícil missão de liderar a gangue das Serpentes. Enquanto isso, Veronica tenta se acostumar com o retorno de seu pai, Hiram, que acabou de ser solto da prisão e já possui planos obscuros para Riverdale.

3ª Temporada 

As tragédias causadas pelo Capuz Negro jamais serão esquecidas em Riverdale, que agora passa a ter seus jovens envolvidos em um misterioso e assustador jogo de tabuleiro chamado "Grifos e Gárgulas". Enquanto Jughead e sua gangue tentam descobrir a origem do jogo, Archie corre o risco de ir para a prisão. Betty e Veronica precisam lidar com sérios problemas familiares, enquanto Hiram Lodge continua colocando em prática seus planos para controlar Riverdale.

4ª Temporada

Em 31 de janeiro de 2019, a emissora The CW renovou a série para uma quarta temporada.


Elenco e Personagens





Marisol Nichols Hermione Lodge Principal


Ashleigh Murray Josephine "Josie" McCoy Principal

Mädchen Amick Alice Cooper Principal

Luke Perry Frederick "Fred" Andrews Principal


Casey Cott Kevin Keller Recorrente Principal

Skeet Ulrich Forsythe Pendleton "F.P." Jones II Recorrente Principal

Ross Butler Reginald "Reggie" Mantle Recorrente 

Charles Melton Recorrente Principal

Vanessa Morgan Antoinette "Toni" Topaz Recorrente Principal

Martin Cummins Tom Keller Recorrente

Robin Givens Sierra McCoy Recorrente

Nathalie Boltt Penelope Blossom Recorrente

Lochlyn Munro Hal Cooper Recorrente

Colin Lawrence Floyd Clayton Recorrente Participação 

Peter James Bryant Waldo Weatherbee Recorrente

Sarah Habel Geraldine Grundy Recorrente Participação 


Rob Raco Joaquin de Santos Recorrente Participação Recorrente

Asha Bromfield Melody Valentine Recorrente 

Cody Kearsley Marmaduke "Moose" Mason Recorrente

Hayley Law Valerie Brown Recorrente 

Shannon Purser Ethel Muggs Recorrente

Trevor Stines Jason Blossom Recorrente Participação

Olivia Ryan Stern Tina Patel Recorrente 

Caitlin Mitchell-Markovitch Ginger Lopez Recorrente 

Major Curda Dilton Doiley Recorrente Participação

Tiera Skovbye Polly Cooper Recorrente

Barclay Hope Clifford Blossom Recorrente Participação 

Claudius Blossom Recorrente Participação

Barbara Wallace Roseanne "Rose" Blossom Recorrente

Alvin Sanders Pop Tate Recorrente

Tom McBeath Smithers Recorrente Participação

Molly Ringwald Mary Andrews Recorrente

Scott McNeil Gerald "Tall Boy" Petite Participação Recorrente Participação

Moses Thiessen Ben Button Participação Recorrente Participação

Emilija Baranac Midge Klump Recorrente Participação

Brit Morgan Penny Peabody Recorrente

Stephan Miers Andre Recorrente 

Jordan Connor Sweet Pea Recorrente

Drew Ray Tanner Fangs Fogarty Recorrente

Graham Phillips Nick St. Clair Recorrente 

Tommy Martinez Malachai Recorrente Participação

Cameron McDonald Joseph Svenson Recorrente 

Beverley Breuer Irmã Woodhouse Recorrente

Hart Denton Chic Recorrente Participação

John Behlmann Arthur Adams Recorrente 

Henderson Wade Michael Minetta Recorrente

Julian Haig Elio Grande Participação Recorrente

Zoé De Grand Maison Evelyn Evernever Recorrente

William MacDonald Diretor Norton Recorrente

Link Baker Capitão Golightly Recorrente

Nikolai Witschl Dr. Curdle Jr. Recorrente

Eli Goree Mad Dog Recorrente

Gina Gershon Gladys Jones Recorrente

Trinity Likins Forsythia Jellybean "J.B." Pendleton Jones Recorrente

Bernadette Beck Peaches 'N' Cream Recorrente

Jonathan Whitesell Kurtz Recorrente

Nico Bustamante Ricardo "Ricky" DeSantos Recorrente

Chad Michael Murray Edgar Evernever Recorrente


Produção e Desenvolvimento

Riverdale estava originalmente em desenvolvimento na Fox, com a emissora alterando o projeto em 2014 com um acordo de roteiro. No entanto, a Fox não seguiu com o projeto. Em 2015, o desenvolvimento da série foi transferido para a The CW, que ordenou oficialmente um piloto em 29 de janeiro de 2016.

As filmagens do piloto começaram em 14 de março de 2016 e terminaram em 1 de abril de 2016. A produção dos 12 episódios restantes da primeira temporada começou no dia 7 de setembro em Vancouver, Colúmbia Britânica, no Canadá. Riverdale estreou em 26 de janeiro de 2017, coincidindo com o aniversário de 75 anos dos personagens da Archie Comics.


Lançamento

A Netflix adquiriu os direitos de transmissão de Riverdale, tornando a série disponível como uma série original em sua plataforma em menos de um dia após sua transmissão original, nos Estados Unidos.


Marketing

Em julho de 2016, membros do elenco e produtores executivos participaram do San Diego Comic-Con para promover a série, onde exibiram o episódio piloto, intitulado "Chapter One: The River's Edge". O primeiro trailer da série foi lançado no início de dezembro de 2016, enquanto teasers adicionais foram disponibilizados mais tarde naquele mesmo mês, e no início de 2017. A emissora The CW também patrocinou vários vídeos no Tastemade, onde foram cozinhados vários alimentos que são populares no universo da Archie Comics.


Recepção

A primeira temporada de Riverdale recebeu críticas positivas dos críticos em geral. No site Rotten Tomatoes, a série tem uma classificação de 87% com base em 45 comentários, com uma média ponderada de 6.62/10.

O consenso crítico do site diz: "Riverdale oferece uma releitura com auto-conhecimento divertida de seu clássico material de origem, que mostra estranheza, ousadia, e acima de tudo, é viciante." No site Metacritic, a primeira temporada tem uma pontuação normalizada de 67 em 100 com base em 35 críticos, indicando "avaliações favoráveis".

O site TVLine deu um "B+" para a série, dizendo: "Riverdale, na verdade, acaba sendo uma novela adolescente artisticamente trabalhada e instantaneamente envolvente, carregada de potencial."

Abertura

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

O PERFUME (2018)


Sinopse E Informações

Um criminologista investiga uma série de assassinatos brutais ocorrida entre um pequeno grupo de estudantes do sexo masculino em um internato francês. Sua principal suspeita é que um serial killer conseguiu manipular suas vítimas utilizando alguns aromas específicos.

O quanto você, leitor, se lembra de ter se sentido tão fisgado pela arte de se criar um perfume? Eu mesmo não faço ideia. Talvez nunca tenhamos dado atenção suficiente a esse trabalho minucioso e delicado. Mas já parou para pensar como um simples odor corporal pode ter influência nas pessoas ao nosso redor?

A série alemã, O Perfume, busca trazer tudo isso apenas como um brinde para aqueles que se propuserem a embarcar em uma investigação de assassinatos que impressionam pela maneira como são realizados.


Não houve um grande investimento na divulgação do seriado. Mas, na verdade, O Perfume merece a atenção dos espectadores apaixonados por um bom suspense investigativo, que se constrói aos poucos, em um ritmo lento, carregado de metáforas, descobertas e reviravoltas.

Após o surgimento do corpo de uma conhecida cantora local, Katharina Läufer, sem cabelos e com as axilas e seu órgão genital cortados, a detetive Nadja Simon (Friederike Becht) e seu parceiro Matthias Köhler (Jürgen Maurer) são encarregados de investigar o caso.

É quando descobrem uma relação próxima da cantora com outros cinco amigos da época de colégio, que hoje vivem suas vidas como podem, enquanto escondem diversos segredos e traumas e que, após a morte de Katharina, resolvem se encontrar e voltam a ter mais proximidade.


Aos poucos a história vai nos apresentando o cotidiano e os conflitos internos e externos de cada um desses amigos, juntamente com a própria vida profissional e profissional da detetive, que é quem mais se aproxima de uma protagonista na série.

Os arcos são bem construídos e alimentam o mistério dos assassinatos de forma convincente, o que nos faz suspeitar de todos os personagens, principalmente após a revelação do passado dos amigos e sua relação com o ato de criar perfumes especiais.

Com atuações sublimes e uma trama poética, ao mesmo tempo que sombria, o público vai se envolvendo devagar com o enredo, que se alimenta com uma estética visual belíssima, se apoiando em uma montagem lenta que contrasta com a fotografia de movimentos dinâmicos de câmera e cenários bem iluminados com as mais diversas cores nos lugares mais pontuais.


Um bom exemplo disso é a paleta de cores quente, em uma iluminação amarelada para trazer a inocência dos cinco amigos nos flashbacks, e do outro lado uma iluminação mais esverdeada e figurinos escuros representando o remorso e a infelicidade do presente.

Por fim, temos uma narrativa inteligente e não mastigada, com personagens bem desenvolvidos. A graça está em fazer o espectador juntar as peças e criar seu próprio quebra-cabeças, mas a série carece de uma maior amarração dos arcos e da resolução de cada personagem, visto a grande influência que cada um possui na história como um todo.

Dependendo do envolvimento do espectador, O Perfume pode cansar durante a metade de seus episódios, por seu ritmo arrastado, mas acredito que tenha sido a melhor escolha para contar uma história com tantas sutilezas e profundidade.

Depois de ter sido adaptada para os cinemas em “Perfume: A História de um Assassino”, os temas e conceitos da trama são aprofundados em uma história contemporânea, que procura refletir sobre os velhos dilemas da “poção do amor”.


Trailer Oficial

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

ORANGE IS THE NEW BLACK (2013)


Orange Is The New Black (às vezes, abreviado como OITNB) é uma série de televisão americana desenvolvida por Jenji Kohan, Sara Hess e Tara Herrmann para a Netflix, estrelada por Taylor Schilling.

É baseada em Orange Is The New Black: My Year In a Women's Prison (2010), memória criada por Piper Kerman, sobre suas experiências na FCI Danbury, uma prisão federal de segurança mínima.

A série foi oficializada no primeiro semestre de 2013, com ordem de 13 episódios para a primeira temporada, que foi lançada em 11 de julho de 2013. Em 5 de fevereiro de 2016, a Netflix renovou a série para uma quinta, sexta e sétima temporada. 

Em 17 de outubro de 2018, foi confirmado que a sétima temporada seria a última da série e foi lançada em 26 de julho de 2019.

Sinopse
A série se desenvolve ao redor da história de Piper Chapman, que mora em Nova York e, é condenada a cumprir 15 meses numa prisão feminina federal por ter participado do transporte de uma mala de dinheiro proveniente do tráfico de drogas quando mais jovem a pedido da sua ex-namorada, Alex Vause, que é uma peça importante num cartel internacional de drogas.

O delito ocorreu dez anos antes do início da série e, no decorrer desse período, Piper seguiu sua vida tranquila entre a classe média-alta de Nova York. Já no alto dos seus trinta e poucos anos, desfruta de uma felicidade sem tamanho ao lado do seu noivo Larry Bloom, deixando seu passado sombrio de lado, até ele resolver voltar para assombrá-la.

Para pagar por seus crimes, Piper resolve se entregar e troca uma vida confortável pela prisão. Tragada por um universo laranja completamente distinto do seu, acaba encontrando tensão e companheirismo num grupo de detentas desbocadas, em um local em que é impossível fugir, até de si mesma.

1ª Temporada (2013)


A primeira temporada da série mostra a chegada e adaptação de Piper Chapman na prisão de Litchfield.

Também seu reencontro com sua ex-namorada, Alex Vause, dentro da própria prisão, e sempre intercalando com flashbacks do seu passado para que possamos saber como elas se conheceram, e também sobre seu relacionamento com Larry Bloom, seu atual noivo.

A temporada apresenta como funciona a divisão das detentas na prisão em grupos, o fanatismo religioso de Pennsatucky, o relacionamento de Daya com o guarda Bennett, Suzanne e sua obsessão por Piper, Red como chefe de cozinha, e o contrabando dentro da prisão.

2ª Temporada (2014)


Piper é transferida de Litchfield para uma prisão de segurança máxima em Chicago. Ela viaja de avião até pegar um ônibus do Departamento de Correções, que a leva até o presídio.

Em Chicago, várias detentas chegam com Piper, fazem um teste urinário e finalizam trocando de material para entrarem nas celas, onde Piper passa alguns dias até seu julgamento.

Depois de encontrar Alex na prisão em Chicago e bolarem um plano para o julgamento, as coisas dão errado fazendo com que Piper retorne para Litchfield e Alex seja solta.

3ª Temporada (2015)


Com Alex de volta a Litchfield e outras novas detentas na prisão, o relacionamento de Piper e Alex tem algumas reviravoltas, principalmente com a presença da nova detenta Stella.

Piper, agora mais amadurecida e adaptada à vida dentro da prisão, começa um esquema de contrabando de calcinhas.

Enquanto isso, Litchfield passa por uma crise administrativa que não afeta só a própria prisão, mas também seus funcionários.

Suzanne se torna famosa na prisão após começar a escrever histórias eróticas, assim como Norma também tem um grande destaque por "realizar milagres".

4ª Temporada (2016)


Novas detentas e novos guardas chegam a Litchfield. Piper perde o controle de seu negócio de calcinhas usadas, pois Maria resolve se tornar sua concorrente.

Judy King, uma chefe de cozinha famosa da TV chega à prisão após ser condenada por crimes severos.

Com a chegada das outras detentas, novos grupos são formados e novas rixas são pregadas.

Estupro, morte e brigas atingem Litchfield enquanto os novos guardas tentam controlar a super lotação da prisão.

5ª Temporada (2017)


Devido a uma ação imprevisível de Daya, uma rebelião se inicia em Litchfield. Maritza e Flaca começam seu próprio canal na internet.

Alex, contra sua própria vontade, começa a liderar um grupo de detentas que são contra a rebelião. Red começa a investigar Piscatella com a ajuda de Blanca.

Gloria tenta encontrar uma maneira de sair da prisão e ver seu filho, que está doente em estado grave. Aleida tem que enfrentar problemas fora da prisão.

6ª Temporada (2018)


Em 5 de fevereiro de 2016, a Netflix renovou a série para uma sexta temporada, que foi lançada em 27 de julho de 2018.

7ª Temporada (2019)


Em 5 de fevereiro de 2016, a Netflix renovou a série para uma sétima temporada.

Em 17 de outubro de 2018, foi confirmado que a sétima temporada seria a última da série, que foi lançada em 26 de julho de 2019.
Elenco e Personagens

Taylor Jane Schilling - Piper Chapman

Laura Prepon - Alex Vause

Michael J. Harney - Sam Healy

Michelle Hurst - Miss Claudette Pelage 

Kate Mulgrew - Galina "Red" Reznikov

Jason Biggs - Larry Bloom

Uzo Aduba - Suzanne "Olhos Loucos" Warren 

Danielle Brooks - Tasha "Taystee" Jefferson

Natasha Lyonne - Nicky Nichols 

Taryn Manning - Tiffany "Pennsatucky" Doggett

Selenis Leyva - Gloria Mendoza 

Adrienne C. Moore - Cindy "Black Cindy" Hayes 

Dascha Polanco - Dayanara "Daya" Diaz 

Nick Sandow - Joe Caputo 

Yael Stone - Lorna Morello 

Samira Wiley - Poussey Washington 

Jackie Cruz - Marisol "Flaca" Gonzales

Lea DeLaria - Carrie "Big Boo" Black

Elizabeth Rodriguez - Aleida Diaz 

Jessica Pimentel - Maria Ruiz 

Laura Gómez - Blanca Flores

Matt Peters - Joel Luschek 

Dale Soules - Frieda Berlin 

Alysia Reiner - Natalie "Fig" Figueroa 

Madeline Brewer - Tricia Miller 

Brendan Burke - Wade Donaldson 

Michael Chernus - Cal Chapman 

Tracee Chimo - Neri Feldman 

Berto Colon - Cesar Velazquez 

Laverne Cox - Sophia Burset 

Catherine Curtin - Wanda Bell 

Maria Dizzia - Polly Harper 

Lolita Foster - Elique Maxwell 

Beth Fowler - Irmã Jane Ingalls 

Annie Golden - Norma Romano 

Diane Guerrero - Maritza Ramos 

Vicky Jeudy - Janae Watson 

 Patricia Kalember - Marka Nichols

Julie Lake - Angie Rice 

Lauren Lapkus - Susan Fischer 

Joel Marsh Garland - Scott O'Neill

Matt McGorry - John Bennett 

Emma Myles - Leanne Taylor 

Barbara Rosenblat - Rosa "Miss Rosa" Cisneros 

Deborah Rush - Carol Chapman 

Abigail Savage - Gina Murphy 

Pablo Schreiber - George "Pornstache" Mendez

Kaipo Schwab - Igme Dimaguiba 

Constance Shulman - Erica "Yoga" Jones 

Nick Stevenson - Pete Harper 

Lori Tan Chinn - Mei Chang 

Tamara Torres - Emily Germann 

Lin Tucci - Anita DeMarco 

Tanya Wright - Crystal Burset 

Miguel Izaguirre - Diablo 

Mary Boyer - Pat Warren 

Hamilton Clancy - Kowalski 

Yvette Freeman - Irma Lerman 

Germar Terrell Gardner - Charles Ford 

Kimiko Glenn - Brook Soso 

Olivia Luccardi - Jennifer Digori 

Ian Paola - Yadriel 

Lori Petty - Lolly Whitehill 

Judith Roberts - Taslitz 

Lorraine Toussaint  - Yvonne "Vee" Parker 

Patricia Squire - Jimmy Cavanaugh 

Jamie Denbo - Shelly Ginsberg 

 
Alexander Wraith - Vasily Reznikov

Alan Aisenberg - Baxter "Gerber" Bayley

Emily Althaus - Maureen Kukudio 

Mike Birbiglia - Danny Pearson 

Marsha Stephanie - Blake Berdie Rogers 

Blair Brown - Judy King 

Michael Bryan French - Jack Pearson

Danielle Herbert - Jeanie "Babs" Babson 

Jimmy Gary Jr. - Felix Rikerson

John Magaro - Vince Muccio 

James McMenamin - Charlie "Donuts" Coates 

Ruby Rose - Stella Carlin 

Eden Malyn - Erin Sikowitz 

Mary Steenburgen - Delia Mendez Powell

Beth Dover - Linda Ferguson 

Karina Ortiz - Margarita

Richard Masur - Bill Montgomery  

Rosal Colon - Carmen "Ouija" Aziza 

Francesca Curran - Helen "Skinhead Helen" Van Maele 

Asia Kate - Dillon Brandy Epps 

Shannon Esper - Alana Dwight 

Evan Hall B. - Stratman

Nick Dillenburg - Ryder Blake 

Brad William Henke - Desi Piscatella

Mike Houston - Lee Dixon 

Daniella de Jesus - Irene "Zirconia" Cabrera 

Kelly Kabarcz - Kasey Sankey 

Miriam Morales - Ramona "Pidge" Contreras 

Jolene Purdy - Stephanie Hapakuka 

Amanda Stephen - Alison Abdullah 

Arianda Fernandez - Michelle Carreras 

Emily Tarver - Artesian McCullough 

Michael Torpey - Thomas Humphrey 

John Palladino - Josh 

Gerrard Lobo - Adarsh 

Gita Reddy - Nita Reddy 

Anita Keal - Elsie 

Hunter Emery - Rick Hopper 

David Roberts - Davis

Jason Altman - Herrmann 

Shawna Hamic - Virginia "Ginger" Copeland 

Nicholas Webber - Alvarez

Susan Heyward - Tamika Ward

Josh Segarra - Stefanovic 

Branden Wellington - Jarod Young 

Greg Vrotsos - Hellman 

Vicci Martinez - Dominga "Daddy" Duarte 

Amanda Fuller - Madison "Mádison" Murphy 

Henny Russell - Carol Denning 

Mackenzie Phillips - Barbara "Barb" Denning 

Finnerty Steeves - Beth Hoefler 

Besanya Santiago - Raquel "Creech" Munoz 

Christina Toth - Annalisa Damiva 

Phumzile Sitole - Antoinetta "Akers" Kerson 

Alice Kremelberg - Nicole Eckelcamp 

Reema Sampat - Shruti Chambal 

 Sipiwe Moyo - Adeola Chinede

Karina Arroyave - Karla Córdova 

Recepção da Crítica


Orange Is the New Black teve recepção geralmente favorável por parte da crítica especializada. Na primeira temporada, com base de 32 avaliações profissionais, alcançou uma pontuação de 79% no Metacritic, indicando "resenhas geralmente favoráveis".


Por votos dos usuários do site, atinge uma nota de 8,5, usada para avaliar a recepção do público. De maneira superior, as duas temporadas seguintes conseguiram, segundo o site, "aclamação universal", com uma pontuação de 89% na segunda temporada, e 83% na terceira temporada.


Abertura