Orange Is The New Black (às vezes, abreviado como OITNB) é uma série de televisão americana desenvolvida por Jenji Kohan, Sara Hess e Tara Herrmann para a Netflix, estrelada por Taylor Schilling.
É baseada em Orange Is The New Black: My Year In a Women's Prison (2010), memória criada por Piper Kerman, sobre suas experiências na FCI Danbury, uma prisão federal de segurança mínima.
A série foi oficializada no primeiro semestre de 2013, com ordem de 13 episódios para a primeira temporada, que foi lançada em 11 de julho de 2013. Em 5 de fevereiro de 2016, a Netflix renovou a série para uma quinta, sexta e sétima temporada.
Em 17 de outubro de 2018, foi confirmado que a sétima temporada seria a última da série e foi lançada em 26 de julho de 2019.
Sinopse
A série se desenvolve ao redor da história de Piper Chapman, que mora em Nova York e, é condenada a cumprir 15 meses numa prisão feminina federal por ter participado do transporte de uma mala de dinheiro proveniente do tráfico de drogas quando mais jovem a pedido da sua ex-namorada, Alex Vause, que é uma peça importante num cartel internacional de drogas.
O delito ocorreu dez anos antes do início da série e, no decorrer desse período, Piper seguiu sua vida tranquila entre a classe média-alta de Nova York. Já no alto dos seus trinta e poucos anos, desfruta de uma felicidade sem tamanho ao lado do seu noivo Larry Bloom, deixando seu passado sombrio de lado, até ele resolver voltar para assombrá-la.
Para pagar por seus crimes, Piper resolve se entregar e troca uma vida confortável pela prisão. Tragada por um universo laranja completamente distinto do seu, acaba encontrando tensão e companheirismo num grupo de detentas desbocadas, em um local em que é impossível fugir, até de si mesma.
1ª Temporada (2013)
A primeira temporada da série mostra a chegada e adaptação de Piper Chapman na prisão de Litchfield.
Também seu reencontro com sua ex-namorada, Alex Vause, dentro da própria prisão, e sempre intercalando com flashbacks do seu passado para que possamos saber como elas se conheceram, e também sobre seu relacionamento com Larry Bloom, seu atual noivo.
A temporada apresenta como funciona a divisão das detentas na prisão em grupos, o fanatismo religioso de Pennsatucky, o relacionamento de Daya com o guarda Bennett, Suzanne e sua obsessão por Piper, Red como chefe de cozinha, e o contrabando dentro da prisão.
2ª Temporada (2014)
Piper é transferida de Litchfield para uma prisão de segurança máxima em Chicago. Ela viaja de avião até pegar um ônibus do Departamento de Correções, que a leva até o presídio.
Em Chicago, várias detentas chegam com Piper, fazem um teste urinário e finalizam trocando de material para entrarem nas celas, onde Piper passa alguns dias até seu julgamento.
Depois de encontrar Alex na prisão em Chicago e bolarem um plano para o julgamento, as coisas dão errado fazendo com que Piper retorne para Litchfield e Alex seja solta.
3ª Temporada (2015)
Com Alex de volta a Litchfield e outras novas detentas na prisão, o relacionamento de Piper e Alex tem algumas reviravoltas, principalmente com a presença da nova detenta Stella.
Piper, agora mais amadurecida e adaptada à vida dentro da prisão, começa um esquema de contrabando de calcinhas.
Enquanto isso, Litchfield passa por uma crise administrativa que não afeta só a própria prisão, mas também seus funcionários.
Suzanne se torna famosa na prisão após começar a escrever histórias eróticas, assim como Norma também tem um grande destaque por "realizar milagres".
4ª Temporada (2016)
Novas detentas e novos guardas chegam a Litchfield. Piper perde o controle de seu negócio de calcinhas usadas, pois Maria resolve se tornar sua concorrente.
Judy King, uma chefe de cozinha famosa da TV chega à prisão após ser condenada por crimes severos.
Com a chegada das outras detentas, novos grupos são formados e novas rixas são pregadas.
Estupro, morte e brigas atingem Litchfield enquanto os novos guardas tentam controlar a super lotação da prisão.
5ª Temporada (2017)
Devido a uma ação imprevisível de Daya, uma rebelião se inicia em Litchfield. Maritza e Flaca começam seu próprio canal na internet.
Alex, contra sua própria vontade, começa a liderar um grupo de detentas que são contra a rebelião. Red começa a investigar Piscatella com a ajuda de Blanca.
Gloria tenta encontrar uma maneira de sair da prisão e ver seu filho, que está doente em estado grave. Aleida tem que enfrentar problemas fora da prisão.
6ª Temporada (2018)
Em 5 de fevereiro de 2016, a Netflix renovou a série para uma sexta temporada, que foi lançada em 27 de julho de 2018.
7ª Temporada (2019)
Em 5 de fevereiro de 2016, a Netflix renovou a série para uma sétima temporada.
Em 17 de outubro de 2018, foi confirmado que a sétima temporada seria a última da série, que foi lançada em 26 de julho de 2019.
Elenco e Personagens
Laura Prepon - Alex Vause
Michael J. Harney - Sam Healy
Michelle Hurst - Miss Claudette Pelage
Kate Mulgrew - Galina "Red" Reznikov
Selenis Leyva - Gloria Mendoza
Adrienne C. Moore - Cindy "Black Cindy" Hayes
Dascha Polanco - Dayanara "Daya" Diaz
Nick Sandow - Joe Caputo
Yael Stone - Lorna Morello
Samira Wiley - Poussey Washington
Jackie Cruz - Marisol "Flaca" Gonzales
Lea DeLaria - Carrie "Big Boo" Black
Elizabeth Rodriguez - Aleida Diaz
Jessica Pimentel - Maria Ruiz
Laura Gómez - Blanca Flores
Dale Soules - Frieda Berlin
Alysia Reiner - Natalie "Fig" Figueroa
Madeline Brewer - Tricia Miller
Laverne Cox - Sophia Burset
Catherine Curtin - Wanda Bell
Maria Dizzia - Polly Harper
Beth Fowler - Irmã Jane Ingalls
Annie Golden - Norma Romano
Diane Guerrero - Maritza Ramos
Vicky Jeudy - Janae Watson
Julie Lake - Angie Rice
Lauren Lapkus - Susan Fischer
Matt McGorry - John Bennett
Emma Myles - Leanne Taylor
Abigail Savage - Gina Murphy
Pablo Schreiber - George "Pornstache" Mendez
Constance Shulman - Erica "Yoga" Jones
Lori Tan Chinn - Mei Chang
Lin Tucci - Anita DeMarco
Kimiko Glenn - Brook Soso
Lori Petty - Lolly Whitehill
Judith Roberts - Taslitz
Lorraine Toussaint - Yvonne "Vee" Parker
Blair Brown - Judy King
Ruby Rose - Stella Carlin
Mary Steenburgen - Delia Mendez Powell
Susan Heyward - Tamika Ward
Vicci Martinez - Dominga "Daddy" Duarte
Recepção da Crítica
Orange Is the New Black teve recepção geralmente favorável por parte da crítica especializada. Na primeira temporada, com base de 32 avaliações profissionais, alcançou uma pontuação de 79% no Metacritic, indicando "resenhas geralmente favoráveis".
Por votos dos usuários do site, atinge uma nota de 8,5, usada para avaliar a recepção do público. De maneira superior, as duas temporadas seguintes conseguiram, segundo o site, "aclamação universal", com uma pontuação de 89% na segunda temporada, e 83% na terceira temporada.
Abertura